Paulo Alexandre Cós poderá vir a ter um pequeno espaço museológico que mostre a antiguidade da localidade. A Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Alcobaça estão a trabalhar num projecto que permita a exposição de uma réplica do mosaico romano, encontrado na localidade, assim como de outros achados, nomeadamente “documentos e outros mosaicos mais pequenos “, disse Álvaro Santo, presidente da Junta.
Todos estes vestígios da antiguidade da terra estão à guarda do Museu Nacional de Arqueologia, e longe do olhar do público por não haver espaço suficiente naquela instituição para a sua exposição.
A autarquia de Cós tem já um terreno, adquirido pelo anterior presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, junto à igreja da Póvoa, e que «poderá vir a acolher um espaço museológico», adianta Álvaro Santo, presidente da junta. Uma réplica do mosaico romano, cujo original foi encontrado na Póvoa, em 1902, esteve exposta no Centro de Bem-Estar Social de Cós, durante as festas do Corpo de Deus. Depois, voltou a ser “arrumada” até se arranjar uma sala definitiva para a sua exposição.




0 Comentários