Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 19° C
16° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 21° C
17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 20° C

Cavaco Silva evidenciou a Nazaré e Penichecomo “bons exemplos”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
~ Para o desenvolvimento das potencialidades do Mar Tânia Rocha O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, esteve na Nazaré, na manhã da passada sexta-feira, dia 7 de Maio, numa visita de trabalho, realizada no âmbito da 3ª Jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras, dedicada à região Oeste e subordinada à temática “As comunidades […]
Cavaco Silva evidenciou a Nazaré e Peniche<br>como “bons exemplos”

~

Para o desenvolvimento das potencialidades do Mar

Tânia Rocha

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, esteve na Nazaré, na manhã da passada sexta-feira, dia 7 de Maio, numa visita de trabalho, realizada no âmbito da 3ª Jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras, dedicada à região Oeste e subordinada à temática “As comunidades costeiras e a exploração do mar”. O chefe de Estado iniciou a visita no Porto de Abrigo da Nazaré, onde lhe foi apresentado o projecto dos recifes artificiais, depois visitou a exposição etnográfica, patente no Centro Cultural, foi a pé pela Marginal até à Capitania, acompanhado por toda a comitiva presidencial, onde estava também uma pequena exposição dos projectos em curso relacionados com o mar. Na Capitania, o presidente da Câmara Municipal e o presidente da República proferiram um discurso para os presentes. A visita terminou com um almoço no restaurante S. Miguel.

Durante todo o percurso, o presidente da República foi várias vezes abordado por residentes e visitantes, que manifestaram grande apreço pela visita de Cavaco Silva à Nazaré. Na Capitania do Porto da Nazaré, Jorge Barroso agradeceu a presença do presidente, que dá “uma visibilidade reforçada” à Nazaré, e falou da importância das parcerias para “o desenvolvimento de uma gestão de maior proximidade”. Lembrou que o Mar é “marca determinante da matriz identitária” da Nazaré e de uma cultura que se procura preservar, “lutando para manter viva a actividade económica que a suporta, a pesca”. O presidente ainda reforçou o conceito “de melhor pesca, em vez de mais pesca”, considerando que é fundamental “não a quantidade de peixe que se apanha, mas sim o valor que se obtém com o produto da pesca”. O presidente da Câmara disse também que a sobrevivência da pesca na Nazaré “tem sido tarefa muito árdua”, uma vez que o “ambiente externo não tem olhado para as singularidades económicas e culturais de cada comunidade”, encarando “a grande pesca industrial e a pequena pesca artesanal de igual forma, com prejuízo desta última”. Por sua vez, o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, frisou que os principais objectivos da sua visita foram “apoiar, estimular, e dar visibilidade às iniciativas que as comunidades locais estão a desenvolver, no sentido de aproveitar as potencialidades do mar”. Durante as suas intervenções realçou que “é necessário procurarmos, em conjunto, novos caminhos para novos desenvolvimentos”, sublinhando que “um desses caminhos é o mar”. O presidente da República confessou ter ficado “bastante satisfeito”, quando tomou conhecimento que “em Peniche e na Nazaré se está a enfrentar esses desafios, sem esperar uma agenda nacional para o mar”, apontando estas duas localidades como “bons exemplos” na estratégia de valorização do Mar, que pretende “levar a outras zonas costeiras”. Aníbal Cavaco Silva ainda falou da profissão de pescador artesanal, considerando que é a profissão “mais perigosa em toda a Europa, com uma remuneração bastante baixa”. No Porto de Abrigo da Nazaré, o vereador da CMN António Trindade entregou ao chefe de Estado um dossier, onde o autarca expôs um dos actuais problemas dos pescadores, que por impossibilidade da lei, não podem acumular a pensão com o trabalho a bordo das embarcações. Também Bruno Vidal, presidente da Associação de Pescadores e Armadores da Nazaré, falou de alguns problemas da classe, que se prendem, essencialmente, com a dureza da profissão, a falta de mão-de-obra, os baixos rendimentos e o baixo preço do peixe praticado em lota. Depois da Nazaré, o presidente da República deslocou-se a Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós e Alcobaça. No dia seguinte continuou a visita pelo Oeste, em Caldas da Rainha, Bombarral e Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Fábio Porchat vai atuar no CCC

O comediante brasileiro Fábio Porchat vai atuar, a 6 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão por Portugal.

pochat