Quase em simultâneo, a Nazaré piscatória de meados do séc. XX está presente em duas grandes exposições de fotografia, em importantes cidades internacionais. As retrospectivas de Cartier-Bresson no Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova Iorque e de Stanley Kubrick, em Milão, colocam a Nazaré na rota do panorama artístico a nível mundial.Dias depois da inauguração da exposição “Henri Cartier-Bresson: O Século Moderno”, em que surge uma fotografia de pescadores da Nazaré a remendar redes, abre também ao público a mostra “Stanley Kubrick Fotógrafo – Os Anos da Look (1945-1950), no Palazzo della Regione, em Milão.
Nesta exposição, surgem algumas das fotografias tiradas por Kubrick durante uma viagem a Portugal, em 1948, com passagem pela Nazaré. O então jovem fotógrafo acompanhava as férias de um casal norte-americano, Jan e Bill Cook, mas foram os rostos nazarenos, das crianças e das viúvas, que captaram a sua atenção.“Stanley Kubrick Fotógrafo (1945-1950)” reúne pela primeira vez, em exposição, um conjunto de 300 imagens publicadas pelo jovem repórter ao serviço da revista “Look”, muito antes de ser o cineasta de culto em que viria a tornar-se. Este acervo constitui uma pequena parte dos cerca de doze mil negativos arquivados na Biblioteca do Congresso, em Washington, e no Museu da Cidade de Nova-Iorque, doados pela própria revista “Look”.Muitas das fotografias patentes agora em Milão, até 4 de Julho, tiveram a sua primeira “aparição” pública no livro “Stanley Kubrick Drama & Shadows”, editado em 2007, pela Phaidon (Londres). Nessa publicação, o capítulo “Travelling in Portugal” era já dominado pela força das fotografias tiradas na Nazaré piscatória e sofrida do pós-guerra, que fascinou os grandes artistas do século XX.
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