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As sete saias, o Sítio e a praia distinguem a Nazaré

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Foram três cores e três símbolos que os visitantes identificaram como representativos da NazaréTânia RochaA nazarena das sete saias, a praia e o Sítio são os símbolos que os visitantes da Nazaré reconhecem como figurativos da vila, e as cores que melhor pintam o concelho são o azul, o amarelo e o branco. Estas foram […]
As sete saias, o Sítio e a praia distinguem a Nazaré

Foram três cores e três símbolos que os visitantes identificaram como representativos da NazaréTânia RochaA nazarena das sete saias, a praia e o Sítio são os símbolos que os visitantes da Nazaré reconhecem como figurativos da vila, e as cores que melhor pintam o concelho são o azul, o amarelo e o branco. Estas foram algumas das conclusões preliminares do estudo sobre a “Marca Nazaré”, apresentado no passado dia 21 de Janeiro, na Biblioteca Municipal. Este estudo foi realizado pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL) a pedido da Câmara Municipal.Os ícones identificados devem representar o futuro logótipo da marca Nazaré, frisaram os técnicos. “A Nazaré deixou de ser conotada com o luto e passou a ter cores modernas”, realçou Júlio Coelho, presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar do IPL. O azul representa o mar, o amarelo a praia e o branco as casas do centro histórico da vila.

De acordo com os resultados preliminares do estudo, os principais motivos que trazem os visitantes à Nazaré em qualquer altura do ano são o Sol/Praia, a Natureza/Ambiente, a Gastronomia/Vinhos e a visita a Amigos/Familiares. A época de mais afluência é o Verão, mas a Passagem de Ano e a Páscoa também ocupam uma boa posição. Em qualquer uma destas alturas, as características dos visitantes são diferentes. Na Passagem de Ano os turistas vêm em grupo, entre seis a 19 pessoas, ficam alojados na maioria, em casa de amigos e/ou familiares ou em alojamento particular. No Verão normalmente, viajam em família e ficam alojados também, em alojamento particular, e na Páscoa preferem ficar alojados em hotéis, indiciando que se pode tratar de um visitante com mais poder económico. Estes visitantes assumem que o património é o motivo de visita, apesar de este não ser classificado favoravelmente.No Verão, a maior parte dos visitantes são do distrito de Leiria, Santarém e Lisboa, sendo 25% visitantes residentes no estrangeiro. A mesma percentagem foi calculada na época da Páscoa, sendo que, quer na Passagem de Ano, quer no Carnaval não se registaram elementos significativos de visitantes de outras nacionalidades. Normalmente, as reservas são feitas directamente, o que levou os técnicos a concluir que os operadores turísticos não estão a promover a Nazaré da melhor forma.A hospitalidade dos nazarenos está bem classificada na maioria das respostas e a gastronomia do concelho está muito bem classificada pelo visitante. O mesmo já não acontece com a actividade comercial, património histórico/religioso e na relação qualidade/preço, nomeadamente na Passagem de Ano, Carnaval e Páscoa. Nestas épocas, as respostas negativas representam 60% do total, enquanto no Verão, os números descem para os 40% . Além deste aspecto, os visitantes são da opinião de que, em alturas de mais afluência de visitantes, a segurança é um aspecto negativo.O presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Jorge Barroso, destacou que este estudo é importante para haver “uma visão mais científica do que devemos apresentar a quem nos visita”. Para o presidente da ACISN, Rui Martins, este estudo é essencial para “sabermos quais os pontos fortes e fracos da Nazaré, de forma a potenciar os fortes e melhorar os fracos”, e Nuno Almeida, do IPL, realçou que a “Nazaré já tem uma marca registada, mas importa reflectir nessa marca”. Os especialistas recomendaram a delineação de um Plano de Marketing Estratégico Operacional de Turismo, de forma a traçar um bom caminho para a Nazaré. Jorge Barroso adiantou que essa será outra etapa a realizar, após a divulgação da conclusão do estudo, que se prevê para o próximo mês de Abril.Os técnicos deixaram também algumas recomendações, nomeadamente, apostar na Passagem de Ano, para promover o turismo na Nazaré; explorar a época da Páscoa, de forma a fidelizar e atrair mais visitantes; promover melhor o património histórico, cultural e religioso; haver mais divulgação turística da Nazaré na Internet; ter a gastronomia na promoção turística, porque é um dos pontos fortes identificados; e por último, desenvolver uma imagem gráfica, que assente nas três cores e nos três símbolos, reconhecidos na identidade da Nazaré.Para a realização deste estudo foram aplicados 2500 inquéritos aos visitantes da Nazaré, durante a Passagem de Ano de 2007/2008 até ao Verão de 2008, contemplando a época do Carnaval e Páscoa. Também foram aplicados 300 questionários a residentes no concelho, no último fim-de-semana de Setembro de 2008.

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