Paulo AlexandreO certame Mundo da Maçã realizou-se, este ano, em pleno Rossio, para promover o fruto e levar mais pessoas ao comércio tradicional, o seu principal parceiro da iniciativa deste ano.Numa iniciativa da Associação de Produtores de Maça de Alcobaça (APMA), que procurou mostrar aos consumidores todas as funcionalidades e qualidades da maçã produzida nesta região demarcada, o Mundo da Maçã desenvolveu-se, este ano, através de uma apple parade e de uma mostra gastronómica nos Restaurantes e Pastelarias aderentes.
Apenas a exposição dos estudos científicos à maçã, bem como os produtos produzidos pelos 13 agrupamentos que representam 600 fruticultores, ficou instalada numa tenda na renovada Praça do Mosteiro, enquanto a parte prática do evento decorreu em duas dezenas de restaurantes e pastelarias que aderiram ao projecto, criando novos
pratos e doçaria com base na maçã. As lojas do centro histórico enfeitaram-se de maçãs e as ruas de acesso à Praça 25 de Abril foram adornadas com 20 maçãs gigantes, pintadas por vários artistas plásticos convidados.Na cerimónia de abertura do Mundo da Maçã, que decorreu na sexta-feira, primeiro dia da iniciativa, Jorge Soares, Presidente da APMA, sublinhou que “a maçã é um excelente alimento, que pode substituir parte dos farináceos, sendo um excelente acompanhamento de vários pratos, desde a sopa, ao peixe até aos doces”. “O importante é colocar a maçã como um elemento diferenciador da gastronomia da nossa
região”, acrescentou.José Canha, Director Regional de Agricultura, um dos convidados da abertura do certame, “lembrou que hoje é preciso ter criatividade para dar a volta às dificuldades e os produtores de Alcobaça conseguiram, com a ajuda de criativos, promover as qualidades da maçã para a saúde dos consumidores como uma mais valia”.O Mundo da Maçã, uma organização da Associação de Produtores de Maçã
de Alcobaça com a colaboração da Câmara Municipal de Alcobaça, decorreu durante três dias na praça do Mosteiro, e em várias pastelarias e restaurantes, que até ao próximo dia 5 de Outubro vão apresentar pratos e doçaria com base na maçã.
A APMA investe, por ano, 500 mil euros em comunicação para divulgar um
produto que é um ícone de Alcobaça mas que se produz numa geográfica que vai de Leiria à Lourinhã. A associação tem estado envolvida em diversas acções de promoção da maçã para uma alimentação saudável, nomeadamente uma que pretende distribuir um milhão de maçãs ao longo de três anos para atingir cerca de 10 por cento da população portuguesa com a mensagem da necessidade de se mudarem os hábitos
alimentares, incluindo mais fruta, mais vegetais, e mais fibras.
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