~Agrupamento de Escolas da Nazaré em várias promove actividadesTânia RochaA semana cultural do Agrupamento de Escolas da Nazaré decorreu nos passados dias 11, 12 e 13 deste mês, na escola sede do Agrupamento, Escola Básica 2º e 3º ciclos de Amadeu Gaudêncio. O programa de actividades contemplou várias áreas do saber e diversas actividades lúdicas.Do conjunto de actividades destes três dias fizeram parte várias exposições, jogos de carácter lúdico e pedagógico, um workshop de danças, experiências laboratoriais e ainda um almoço para todos os intervenientes desta acção, no último dia da semana, alusivo às comemorações de Santo António.
Segundo o presidente do Conselho Executivo da Escola Básica 2º e 3º ciclos de Amadeu Gaudêncio, Professor Jorge Sousa, “esta semana cultural insere-se no plano de actividade que é definido no início de cada ano lectivo, de acordo com o projecto educativo”. Este projecto educativo tem como principal intuito colmatar algumas questões, como a indisciplina e o abandono escolar, e fortalecer também a relação com a família, de forma a fomentar o interesse dos alunos pela escola e por diversas áreas do saber.Esta semana foi trabalhada por todos os alunos do Agrupamento de Escolas, com o auxílio de todos os professores, inclusive os professores de actividades de enriquecimento curricular. O Professor Jorge Sousa salienta que “houve bastante adesão à semana cultural”, tanto pelos alunos, como pelos pais e encarregados de educação, mas confessa que um dos projectos para dar visibilidade a todo este trabalho desenvolvido “é haver uma maior interacção com toda a comunidade”, desenvolvendo alguns trabalhos no exterior das instalações, de forma a envolver mais pessoas e os pais ao longo de todo o ano.Segundo um dos alunos do 9º ano, Jesus Quinzico, “a semana cultural é uma forma de motivar os alunos a concorrer nas diversas actividades, de maneira a tentarem dar o seu melhor para ganhar um prémio para a sua turma”. Acrescenta ainda que a semana cultural “é um incentivo para os alunos tentarem divertir-se” e reforça que “é com estas iniciativas que os alunos não se cansam de estar sempre fechados numa sala de aula”.O representante da escola sede do Agrupamento explica que “a escola pública tem sempre mais dificuldades, a todos os níveis, em relação ao privado”. As razões que aponta são os condicionalismosa que estão sujeitas e toda a diversidade de alunos, de vários extractos sociais, cada um com particularidades diferentes. Jorge Sousa, confessa que “é um desafio constante e contínuo trabalhar com alunos que têm algumas carências e dificuldades, mas é também uma grande satisfação ver que alguns desses alunos conseguem vencer esses obstáculos”, e é para este fim, acrescenta, “que o Agrupamento melhora ao longo do tempo a forma educativa, adaptando-se aos vários tipos de alunos e necessidades actuais”. Contudo, a Escola Básica 2º e 3º ciclos de Amadeu Gaudêncio não tem uma boa classificação a nível nacional no resultado dos exames. Jorge Sousa justifica este facto com a diversidade de alunos que a escola tem, com diferentes características socioeconómicas. Salienta ainda que, “não se pode fazer comparação de escolas, com diferentes condições e diferentes tipos de alunos e corpo docente, porque cada escola tem uma realidade desigual”. No entanto, o professor refere que “os resultados têm vindo a melhorar” e a escola tem vindo também a adaptar-se à realidade. Jesus Quinzico, diz não se sentir muito bem preparado para os exames, porque há sempre “o medo de chumbar” e, confessa, “como estive no estrangeiro tenho mais dificuldades do que alguns alunos e não tenho as bases básicas suficientes, o que muitas vezes, é ignorado pelos professores e que me faz sentir, por vezes, um pouco à parte em relação aos outros colegas”.Actualmente, a sede do Agrupamento está equipada com vários computadores, divididos por diversas salas, para trabalho, pesquisa e actividades lúdicas; tem algumas salas de aula com quadros interactivos, uma biblioteca, recentemente apetrechada e que está incluída na rede nacional de bibliotecas. Constituição do Agrupamento de Escolas da NazaréO Agrupamento de Escolas da Nazaré, criado no ano lectivo de 2001/2002, agrega todas as escolas da rede pública do concelho, nomeadamente, as Escolas Básicas do 1º ciclo da Nazaré, Sítio, Pederneira, Fanhais, Valado dos Frades, Raposos e Quinta Nova, os Jardins de Infância do Rio Novo, Fanhais e Valado dos Frades, as Escolas Básica do 1º ciclo com Jardim de Infância da Nazaré e Famalicão, e ainda, a Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Amadeu Gaudêncio, sede do Agrupamento. Actualmente, o Agrupamento é constituído por 1269 alunos, segundo os dados do ano lectivo passado.Alunos do 9º ano festejam o final do terceiro cicloOs alunos do 9º ano da Escola Básica 2 º e 3º ciclos de Amadeu Gaudêncio despediram-se do terceiro ciclo com um baile de finalistas. Esta comemoração, organizada por vários professores do Agrupamento de Escolas da Nazaré, decorreu no passado dia 20, no refeitório das instalações da sede do Agrupamento. Neste evento puderam participar, não só todos os alunos do 9º ano, mas também os pais, encarregados de educação, professores e auxiliares. No baile de finalistas foram recompensados, com diplomas e prémios, os alunos que obtiveram os melhores resultados escolares.Segundo o presidente do Conselho Executivo, Professor Jorge Sousa, esta iniciativa é uma “forma diferente de nos despedirmos dos nossos alunos”. A celebração começou com um jantar acompanhado de animação, ao qual se seguiu o baile de gala.Agrupamento de Escolas trabalha com adultosUm dos novos projectos do Agrupamento de Escolas, com data prevista de início de funcionamento já no próximo ano lectivo, será dedicado aos adultos. Este projecto visa dar oportunidade aos adultos de actualizarem os conhecimentos de inglês e funcionará no horário pós-laboral. Contudo, actualmente o Agrupamento já trabalha com os adultos, nomeadamente, na alfabetização, com equivalência ao quarto ano, na realização de aulas de inglês e TIC, Tecnologias de Informação e Comunicação, que visam dar mais formação e qualificação à comunidade.
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