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O Turismo da Região, uma visão e um objectivo

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Miguel SousinhaPresidente da Região de Turismo Leiria/FátimaO Turismo desta Região conta actualmente com um grande desafio, o de se posicionar de forma correcta face a uma concorrência internacional acrescida, sendo para isso necessária a implementação de meios eficazes que potenciem o desenvolvimento estratégico definindo o turismo pela qualidade, diferenciação, competitividade e inovação. O objectivo estratégico […]

Miguel SousinhaPresidente da Região de Turismo Leiria/FátimaO Turismo desta Região conta actualmente com um grande desafio, o de se posicionar de forma correcta face a uma concorrência internacional acrescida, sendo para isso necessária a implementação de meios eficazes que potenciem o desenvolvimento estratégico definindo o turismo pela qualidade, diferenciação, competitividade e inovação.

O objectivo estratégico será a meu ver, o de organizar e consolidar a oferta turística regional para que o seu crescimento se faça, por um lado, de forma sustentada e numa vertente de desenvolvimento dos quatro grandes produtos turísticos que esta região oferece actualmente, Turismo Cultural, Religioso, Oceanos (incluindo Sol & Mar e Náutico) e Verde (incluindo o Turismo Activo e Natureza), e por outro, criando novos produtos estratégicos para o seu desenvolvimento como o Golfe e os Congressos. É importante perceber quais as tendências de futuro, é a forma mais estratégica de desenvolvimento sustentado de um destino turístico, ajustar os destinos, os produtos e os investimentos as novas tendências do consumidor, e conhecer as tendências dos mercados é a forma de assegurar o futuro através de uma oferta diferenciada.Hoje os consumidores desenvolveram outros tipos de motivação devido ao seu desenvolvimento social, pela alteração de estilo de vida, maior disponibilidade financeira e maior longevidade pessoal, é necessário criar valor acrescentado aos produtos tradicionais, desenvolver uma marca com autenticidade, qualidade, diferenciada e diversificada. Temos que ter a noção que é cada vez mais difícil um destino se posicionar no mercado turístico, isto só pode acontecer com a necessária intervenção de todos, e este posicionamento têm que se fazer de forma diferenciada, pela qualidade do acolhimento, pela qualidade da oferta, pela qualidade da experiência oferecida e pela excelência do destino na sua total amplitude. Alcobaça e a Nazaré podem-se posicionar como micro destinos em diversos produtos turísticos, no Sol & Mar não ficando pelo conceito tradicional, nos produtos Cultura & Tradição, Natureza ( criando parques de interpretação da natureza), Turismo de 2ª Residência, Resorts, Golfe, Turismo Náutico, Incentivos e Congressos, Investigação e Estudo. A proposta passa por desenvolver um planeamento estratégico num modelo de parceria onde estejam representada a população local, as associações, as entidades publicas e entidades privadas que intervêm no sector, um modelo que possa sustentar o desenvolvimento estratégico, sem atitudes individuais, mas com uma única visão estratégica que é desenvolvimento sustentado do turismo da região e nomeadamente da Nazaré e Alcobaça. Continuamos a acreditar que esta região da forma como vem crescendo, de forma sustentada, será dentro de poucos anos uma referência internacional em vários produtos turísticos, pois essa referência já existe na motivação religiosa. A aposta será no planeamento integrado ao nível regional e local, o adequado cruzamento com as politicas de ordenamento do território, a definição de critérios e de regras de preservação ambiental e de sustentabilidade, o desenvolvimento de um sistema integrado de qualidade para o turismo regional, o fortalecimento e modernização do tecido empresarial, a atenção particular às micro e pequenas empresas, a qualificação dos recursos humanos do sector, a criação de cadeias de valor acrescentado na oferta de produtos e uma verdadeira cultura turística, são estes alguns dos nossos desafios para a implementação de uma verdadeira estratégia de desenvolvimento turístico desta região.

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