Governo vai anunciar em breve o novo projecto para o TGVNovos projectos do TGV mantêm traçado através do concelho de Alcobaça Em breve o Governo vai anunciar o novo projecto do TGV com a linha Lisboa/Porto a passar a Oeste dos Candeeiros atravessando o concelho de AlcobaçaAntónio Paulo
Uma vez mais, a exemplo de anteriores alterações às calendarizações e aspectos técnicos do projecto, o REGIÃO apurou que na nova versão do projecto do TGV não está prevista qualquer alteração ao traçado definido pela Rede de Alta Velocidade (RAVE) para a linha Lisboa/Porto no “Lote C1 entre Alenquer (Ota/Pombal, por Oeste)” e a implantar a Oeste da Serra de Aire e Candeeiros. Mantêm-se também actual o mapa do Ministério das Obras Públicas e Habitação/Secretaria de Estado dos Transportes (ver REGIÃO número 48 de 3 de Agosto), no qual surgem definidos junto à vila da Benedita dois traçados para implantação da linha do TGV, sendo os únicos propostos para a realização do Estudo de Impacte Ambiental (EIA). Um deles surge traçado entre o aglomerado urbano da Benedita e o IC2, com a indicação de construção de três túneis. Um segundo traçado surge desenhado entre o IC2 e o sopé da Serra dos Candeeiros, sendo que este é aquele que os especialistas apontam como sendo o mais exequível do ponto de vista técnico e financeiro.
Este traçado renova a “ameaça” que desde há cerca de um ano impende sobre a Quinta da Serra – para onde a Câmara Municipal de Alcobaça, projecta a criação da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB) – de poder vir a ser atravessada pela linha do comboio de alta velocidade, o que reduziria em grande parte a área de utilização do terreno de 150 hectares, que a autarquia adquiriu recentemente por cerca de 5,5 milhões de euros à família “Veríssimo”. Uma solução de traçado prevista para o concelho de Alcobaça, que para além da Benedita, levará ao atravessamento das Freguesias de Turquel, São Vicente de Aljubarrota, Prazeres de Aljubarrota, Évora de Alcobaça, Alpedriz, Pataias e Martingança. Um traçado que, recorde-se, tem levantado fortes protestos dos presidentes de Junta, da maioria PSD na Câmara e da Assembleia Municipal, que no mandato anterior e ainda no Governo do PSD/CDS aprovaram moções a manifestar “a total discordância e a oposição à passagem do TGV pelo concelho”. Os autarcas alegam que “os impactos sociais, económicos e ambientais serão incalculáveis e condicionarão negativamente o futuro das populações”. Como alternativa apontam para a passagem da linha a Este da Serra dos Candeeiros “por onde já passa a autoestrada e que pode muito bem agora receber o TGV”. De quatro para duas linhasA nova versão do projecto do TGV reduz de quatro para duas as linhas de alta velocidade entre Portugal e Espanha e prevê quatro paragens, uma delas em Leiria. A ligação a Espanha deverá estar concluída em 2017. A revelação foi efectuada pelo jornal “Público” na edição de 27 de Outubro, o qual dava conta que a nova versão do projecto reduz a duas as linhas do TGV (Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid) prevê quatro paragens – Ota, Leiria, Coimbra e Aveiro – no percurso que liga as duas principais cidades portuguesasO anúncio de uma decisão política sobre a Rede de Alta Velocidade será feito, segundo aquele diário depois de o Governo revelar os seus projectos para o aeroporto internacional da Ota.De acordo com o anterior modelo de rede de alta velocidade, estavam previstas quatro ligações entre Portugal e Espanha: Porto-Vigo com investimentos na ordem dos 1.300 milhões de euros, Aveiro- Salamanca (2.300 milhões de euros), Lisboa-Madrid (1.900 milhões de euros) e Évora-Huelva, com passagem por Faro (2.600 milhões de euros). Fontes oficiais disseram ao “Público” que o projecto do TGV -a anunciar na segunda quinzena de Novembro será reduzido a apenas duas linhas a partir da capital, Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid, sendo que esta será mista, servindo também para transportes de mercadorias.
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