Chaby Pinheiro requalificado para programação cultural durante todo o ano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Teatro Chaby Pinheiro, no Sítio da Nazaré, está a ser alvo de uma profunda intervenção que pretende assinalar o centenário da mais antiga sala cultural do concelho, a 5 de fevereiro de 2026, mas também assegurar uma programação regular e diversificada ao longo de todo o ano. A requalificação, promovida pela Confraria de Nossa […]

O Teatro Chaby Pinheiro, no Sítio da Nazaré, está a ser alvo de uma profunda intervenção que pretende assinalar o centenário da mais antiga sala cultural do concelho, a 5 de fevereiro de 2026, mas também assegurar uma programação regular e diversificada ao longo de todo o ano.

A requalificação, promovida pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, envolve um investimento de 100 mil euros e inclui a pintura do edifício, substituição de portas e janelas, requalificação do telhado e melhoramentos no interior. A intervenção contempla ainda a avaliação e eventual substituição do equipamento técnico de som e luz. “Será uma obra que dignifica este espaço, que tem uma história importante e que deve continuar a ser um palco de cultura ao longo do ano”, sublinha Nuno Batalha, presidente da Mesa Administrativa da Confraria.

Apesar da recusa de uma candidatura a fundos comunitários no valor de 75 mil euros, a obra vai avançar com fundos próprios e eventuais apoios de mecenas. “Mesmo sem financiamento, vai avançar. A obra tem de ser feita e nós não ficamos a dever nada a ninguém”, garante o dirigente, que acredita no envolvimento solidário de empresários locais.

Foi também criada uma comissão para preparar a celebração do centenário, que deverá manter-se no futuro com a missão de dinamizar a programação do espaço. “Queremos estar o ano todo em festa”, resume o responsável, destacando os oito espetáculos já realizados sob a direção do maestro Adelino Mota.

O Chaby Pinheiro já conheceu outras intervenções ao longo das décadas. A primeira grande recuperação ocorreu em 1976, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura. Em 1992, o Estado atribuiu o primeiro subsídio e, no ano seguinte, iniciaram-se obras de modernização dos equipamentos.

A par desta requalificação, a Confraria anunciou ainda um conjunto de melhorias na área da saúde e sustentabilidade. Num vídeo publicado nas redes sociais, a instituição revelou o reforço do serviço de fisioterapia, a introdução de terapia por ondas de choque focais e avanços no processo de descarbonização, com a instalação de mais painéis solares e reforço da frota elétrica. Está ainda prevista a renovação do espaço de refeitório destinado às equipas da Confraria. “É importante dar mais condições e melhor comodidade aos nossos colaboradores”, sublinha Nuno Batalha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Praias nazarenas novamente com ‘Qualidade de Ouro’

As praias da Nazaré e do Salgado foram novamente distinguidas com o prestigiado Galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Este galardão, atribuído há quase 15 anos, reconhece a qualidade excecional da...

nazare