Jazz de Valado dos Frades regressa de 27 de abril a 31 de maio e alarga programação a Lisboa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está de volta o Jazz Valado- Nazaré! A 28ª edição do mais carismático festival da região centro, e um dos mais emblemáticos festivais de Jazz do país, apresenta, de 27 de abril a 31 de maio, três concertos no Cineteatro da Nazaré, cinco concertos na Sala da BIR (Biblioteca Instrução e Recreio), um concerto na […]

Está de volta o Jazz Valado- Nazaré! A 28ª edição do mais carismático festival da região centro, e um dos mais emblemáticos festivais de Jazz do país, apresenta, de 27 de abril a 31 de maio, três concertos no Cineteatro da Nazaré, cinco concertos na Sala da BIR (Biblioteca Instrução e Recreio), um concerto na Praça 25 de Abril em Valado, uma animação de Rua na Marginal da Nazaré e dois concertos nos Centros Escolares. Pela primeira vez, também, o Valado alarga a sua programação a Lisboa, com um concerto no Tivoli BBVA em junho.

O festival é um dos mais antigos do país, e conforme manda a boa tradição, cruza gerações, promove novos talentos e celebra artistas consagrados. Entre outras novidades, a edição de 2025 fica marcada pela estreia, em Portugal, da aclamada trompetista francesa Airelle Besson, pela presença do histórico contrabaixista norte-americano John Patitucci, que integra o trio de António Faraó, e ainda, pelo concerto tributo às Andrew Sisters com a assinatura de Elas e o Jazz (Joana Machado, Mariana Norton e Marta Hugon) com a Big Band M. Nazaré.

Programa Jazz Valado | Nazaré 2025

A animação de rua volta à Marginal da Nazaré no dia 27 de Abril, com os DixieNaza surpreendendo os que visitam a Nazaré ao domingo à tarde.

Dia 1 de Maio, na Praça 25 de Abril em Valado, às 17 horas, tem lugar o concerto com a Orquestra Juvenil, que apresenta standards de jazz, e os Dixie Gang com o jazz de New Orleans, integrado nas comemorações dos 92 anos da BIR.

A 3 de Maio, a Big Band M. Nazaré e o trio vocal Elas e o Jazz, composto por Joana Machado, Mariana Norton e Marta Hugon, apresentam o novo tributo às Andrew Sisters, autênticas lendas na história das vozes do Jazz, e o grupo vocal feminino mais famoso do século XX. O concerto acontece no Cineteatro da Nazaré e merecerá ainda uma apresentação no final de junho em Lisboa, no Teatro Tivoli BBVA.

Nos dias 7 e 8 de Maio, tem lugar o “Jazz Valado vai à Escola” com concertos comentados nos Centros Escolares de Valado e Famalicão, direcionados para a comunidade escolar.

De volta ao Cineteatro da Nazaré, no dia 10 de Maio, realiza-se um concerto imperdível com o quarteto da trompetista francesa Airelle Besson, uma das músicas mais premiadas no jazz francês, numa estreia absoluta em Portugal.

Já na mítica Sala da BIR, onde nasceu o festival, no dia 16 de Maio, recebemos o Quinteto de Alexandre Frazão, com a apresentação do repertório do primeiro disco de originais do histórico baterista: “Quintessencia”.

No dia 17 de Maio, de volta ao Cineteatro da Nazaré, realiza-se o concerto “TRIBUTES” do aclamado pianista italiano António Faraó, acompanhado por dois sidemen de “peso:” o contrabaixista John Patitucci e o baterista Gene Jackson.

No fim-de-semana seguinte o Valado regressa à Sala da BIR para mais 4 concertos. Dois deles com a assinatura de dois nomes maiores da nova geração do jazz no feminino:

dia 23 de Maio, a pianista portuguesa Clara Lacerda toca a sua música original em quinteto, e a 24 de Maio o projeto “Margem” da baterista Maria Carvalho, traz-nos a música de José Mário Branco.

Dia 26 tem inicio a 3ª residência artística que junta 3 músicos portugueses e 3 franceses, fruto da geminação da Nazaré com a vila francesa de Capbreton. Desta comunhão criativa nascerá o repertório do concerto de 30 de Maio, na BIR. Na sequência do sucesso dos concertos, que nasceram destas residências anteriores, haverá a sua merecida réplica no Capbreton Jazz Festival, em França, que decorre no mês de julho.

Encerra o festival a 31 de Maio, o saxofonista brasileiro, residente em Portugal, Júnior Maceió Quarteto com a sua música contagiante apoiada nos ritmos sul-americanos, sempre com muito swing.

O Valado em Junho desce à capital para, pela primeira vez alargar a sua programação ao Tivoli BBVA.

Dia 27 de Junho, o tributo às Andrew Sisters com o trio vocal Elas e o Jazz e a Big Band M. Nazaré, apresenta-se, no teatro Tivoli BBVA, integrado nas comemorações dos 100 Anos desta emblemática sala de Lisboa.

Os bilhetes também já estão à venda.

O evento conta com o apoio da Direção Geral das Artes, do Município da Nazaré e de empresas locais, que reforçam o sentido de comunidade do Festival: TDVGROUP, Miramar Hotels ,Holidays Nazaré, Luis Silvério e Filho, e os restaurantes Vinha D´Alhos, Taberna D´Adélia, Tabernassa, Taberna do 8ó80.

Os bilhetes já estão à venda.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Praias nazarenas novamente com ‘Qualidade de Ouro’

As praias da Nazaré e do Salgado foram novamente distinguidas com o prestigiado Galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Este galardão, atribuído há quase 15 anos, reconhece a qualidade excecional da...

nazare