CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em 2025, a “CHITA” entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo “Passe M”, lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e que é alargada aos transportes urbanos em todos os […]

Em 2025, a “CHITA” entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça.

A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo “Passe M”, lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e que é alargada aos transportes urbanos em todos os 12 concelhos da região Oeste, a partir de 1 de março.

Para obter o “Passe M” deverá dirigir-se a qualquer balcão físico da Rodoviária do Oeste. Caso não pretenda aderir ao Passe M, cada bilhete de bordo da “CHITA” terá um custo 1.20€.

Este passe também promove a modalidade alargada a Lisboa, pelo custo mensal de 40 euros, uma redução para metade do preço anteriormente praticado pela OesteCIM.

“O alargamento do “CHITA” já vinha sendo trabalhado pela Câmara Municipal com as Juntas de Freguesia limítrofes, de modo a desenhar percursos adequados às necessidades das povoações abrangidas. Estou certo de que conseguimos uma solução do agrado de todos e que responderá certamente às necessidades dos fregueses / munícipes. Por seu turno, a integração do CHITA no Passe M inscreve-se na estratégia de mobilidade sustentável que está a ser implementada pela OesteCIM. A adesão do Passe M, sem custos para os utentes, garante a livre circulação nos 12 concelhos-membros da comunidade. Este Passe tem também a modalidade alargada a Lisboa, pelo custo mensal de 40 euros, uma redução para metade do preço anteriormente praticado pela OesteCIM. Estamos a dar passos concretos para uma profunda transformação do Oeste, materializada nos valores da mobilidade sustentável”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Lançado em 2014, o Serviços de Transportes Urbanos de Alcobaça “CHITA” nasceu com o objetivo de ter uma sede concelho com um serviço de mobilidade mais acessível.

Alcobaça tornou-se, em 2019, a primeira cidade do país com transportes urbanos gratuitos, proporcionando a todos os residentes e visitantes um meio de deslocação seguro, inclusivo, gratuito e viável. Posteriormente, em 2022, a “CHITA” tornou-se mais sustentável com a introdução de um autocarro 100% elétrico, portanto, mais amigo do ambiente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Autarcas de Alcobaça apelam a mais investimentos ao Ministro da Economia

Aproveitando a visita do Ministro da Economia, Pedro Reis, os autarcas locais apresentaram alguns dos seus pedidos para a região. Durante a cerimónia de inauguração da ALEB, a presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Maria de Lurdes Pedro, aproveitou para...

ministro

TGV em Alcobaça poderá demolir mais de 40 habitações

A futura Linha de Alta Velocidade (TGV) irá impactar seis freguesias do concelho de Alcobaça, e a CFM está a ouvir os respetivos presidentes de junta para conhecer as suas opiniões e as preocupações dos fregueses. O presidente da Junta de Freguesia de Turquel, José...

TGV