O Óbidos Vila Natal encerrou as suas portas no passado dia 4 de janeiro, com um balanço muito positivo. Durante mais de um mês, a vila medieval de Óbidos recriou um Reino Encantado e recebeu cerca de 200 mil visitantes, tanto portugueses, como estrangeiros, que vieram celebrar esta época tão especial.
Este evento atingiu os objetivos determinados, aumentando o número de visitantes em dias de semana e ampliando as suas vendas de bilhetes online. Estes fatores demonstram uma clara alteração de comportamento do visitante do certame e refletiram-se no conforto da visita realizada, permitindo uma maior satisfação do cliente ao longo do evento.
“Estamos satisfeitos com esta edição do Óbidos Vila Natal, as condições atmosféricas na generalidade dos 30 dias foram muito favoráveis traduzindo-se num enorme sucesso, com números que atestam bem a importância deste evento no panorama nacional e internacional”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Óbidos. “Óbidos é um território de excelência para visitar durante todo o ano e nesta quadra natalícia ainda mais, sobretudo pelas famílias que nos escolhem como destino”, sublinha Filipe Daniel.
O presidente da Câmara defende ainda que, este ano, a iluminação de Natal foi particularmente bem conseguida e que a vila ganhou um brilho ainda mais especial sendo isso mesmo confirmado com a subida ao pódio do ranking nacional das decorações natalícias mais bonitas de todo o país. “As nossas equipas de trabalho estão claramente de parabéns e no próximo ano queremos fazer ainda melhor. É esse o desígnio de Óbidos, da Câmara Municipal e da empresa municipal Óbidos Criativa, a cujos colaboradores agradeço por mais um grande evento”.
A notoriedade do evento evidencia a popularidade crescente da iniciativa, mas também a qualidade da programação e das atividades oferecidas, confirmando o posicionamento de liderança deste evento no panorama nacional dos eventos de Natal. De realçar ainda o impacto económico significativo na região, com os setores da hotelaria, restauração e comércio local a registarem aumentos substanciais nas receitas.
Segundo Ricardo Duque, presidente da Empresa Municipal Óbidos Criativa, “o sucesso desta edição deve-se em grande parte a uma programação e experiências exclusivas, diferenciadas, ecléticas e intergeracionais. Foram mais de quatro semanas de evento, mais de 700 espetáculos e workshops, 257 animadores e artistas de teatro e música, 17 mil metros quadrados de cenografia e 6 mil metros de luzes LED, que fazem com que Óbidos continue a ser a referência do Natal das nossas famílias e de muitas outras que dos mais diversos pontos do globo nos visitam”.
A propósito da sustentabilidade dos eventos, acrescentou ainda que “à semelhança dos anos anteriores, esse foi um pilar central da edição de 2024. Medidas como a redução do uso de plásticos descartáveis e a utilização de iluminação LED económica contribuíram para minimizar a pegada ecológica do evento, e essa é uma tendência que queremos continuar a acompanhar”.
Com o encerramento desta edição, a organização já começou a planear o Óbidos Vila Natal 2025, que decorrerá entre 28 de novembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, com a promessa de trazer novidades ainda mais surpreendentes e continuar a consolidar o evento como uma referência a nível nacional e internacional.
0 Comentários