Os Documentos Previsionais 2025 da Câmara Municipal de Alcobaça e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, foram submetidos à votação pelo executivo camarário, no dia 29 de novembro, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária.
O Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça, no valor de 80 milhões de euros, foi aprovado sem votos contra, com os votos favoráveis do PSD e abstenção dos vereadores do Partido Socialista; ao passo que o Orçamento dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, fixado em 11 milhões de euros, foi aprovado por maioria, com voto contra da oposição.
“Os orçamentos municipais refletem o nosso compromisso em fortalecer Alcobaça como um território de excelência para educar, empreender e viver, com felicidade. 2025 será um ano de novos horizontes, com a abertura do Pavilhão Multiusos, que permitirá o regresso do Books & Movies e da Festa da Criança e do Ambiente, o início da venda de lotes da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), a revitalização da Zona Industrial da Alva de Pataias e Casal de Areia, o lançamento das empreitadas dos novos centros de saúde de Alcobaça, Aljubarrota, Cela e Évora de Alcobaça, um reforço nas infraestruturas desportivas, a requalificação do Património Cisterciense, entre vários outros projetos”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
“Em matéria fiscal, dos 5% do valor coletado pelo Estado e atribuído aos Municípios, iremos devolver 2,8% do IRS aos munícipes e ainda iremos isentar da Derrama de IRC as pessoas coletivas que apresentem lucros inferiores a 150 mil euros”, concluiu.
Em relação aos Serviços Municipalizados de Alcobaça, o edil sublinhou a “preocupação com o investimento na melhoria das infraestruturas de água e saneamento do concelho de Alcobaça, muitas delas com décadas de funcionamento, sem, contudo, pôr em causa aquilo que é o equilíbrio financeiro da empresa pública municipal”.
Os principais destaques do orçamento para o próximo ano são, e como referiu o líder do executivo camarário, a inauguração do Pavilhão Multiusos, regresso de dois eventos: Books & Movies e Festa da Criança e do Ambiente. Além disso, também um apoio ao desporto de 800 mil euros (dos quais 600 mil destinados a apoios correntes e de investimento), cobertura das bancadas do Estádio Municipal de Alcobaça, remodelação do Campo de Futebol do Bárrio, conclusão da construção do novo Campo de Desporto Espontâneo (junto ao Centro Escolar de Alcobaça), reabilitação das Piscinas Municipais de Alcobaça, investimento em percursos pedestres, BTT e ciclovias, reforço das Bolsas de Estudo (200 bolsas a atribuir em 2025).
Ainda o investimento de 800 mil euros na melhoria das condições habitacionais de vários edifícios camarários (identificados na Estratégia Local de Habitação), o investimento de 9 milhões no Património Cisterciense Classificado, nomeadamente no Mosteiro de Santa Maria de Coz, 300 mil euros na recuperação da cobertura da igreja Mosteiro de Alcobaça – 8 milhões na reabilitação do Jardim do Obelisco, Celeiro, Zona Superior da Cerca, Claustro do Cardeal e do Antigo Paço Abacial.
Na Regeneração Urbana, investimento de 200 mil euros em estudos e projetos para renovação da zona histórica da cidade (entre o Mosteiro e o Castelo) e início de projetos para valorização do terreno adquirido entre o Rio Alcoa e a Rua D. Pedro V.
Na Carta Educativa, conclusão das obras de requalificação da Escola Frei Estevão Martins,
Conversão da EB2/3 de Pataias no futuro Centro Escolar da vila e resolução do processo referente à Cister Equipamentos Educativos SA, que permitirá ao Município avançar com obras urgentes de manutenção dos edifícios dos Centros Escolares de Alcobaça e Benedita.
As requalificações dos Centros de Saúde da Cela, Aljubarrota, Évora de Alcobaça e Alcobaça têm um investimento total de 6.8 milhões de euros, dos quais 2.2 milhões terão impacto em 2025.
0 Comentários