Teatro Chaby Pinheiro arrancou com programação dedicada às crianças e jovens

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Intitulada “A Caminho do Centenário”, esta temporada de teatro, no Teatro Chaby Pinheiro, na Nazaré, tem a curadoria de Adelino Mota (Lusitanus Ensemble), numa produção da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, com o apoio da Direção Geral das Artes (DGArtes) e da Câmara Municipal da Nazaré. O curador confessa que “é desolador que um […]

Intitulada “A Caminho do Centenário”, esta temporada de teatro, no Teatro Chaby Pinheiro, na Nazaré, tem a curadoria de Adelino Mota (Lusitanus Ensemble), numa produção da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, com o apoio da Direção Geral das Artes (DGArtes) e da Câmara Municipal da Nazaré.

O curador confessa que “é desolador que um espaço com a beleza e a história artística do Teatro Chaby Pinheiro, mantenha portas fechadas», e explica que mobilizou a boa vontade da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, proprietária do imóvel, para este projeto.

“É um desafio, certamente, mas esperamos ajudar a redescobrir o gosto pelo teatro e pela cultura na Nazaré, trazendo as crianças e as suas famílias a este espaço”, declara.

“Contos do Mundo” foi a primeira peça a entrar em cena, no passado dia 6 de outubro, e à semelhança da maior parte dos sete espetáculos que compõem o ciclo, a peça dirige-se sobretudo ao público infanto-juvenil. Em “Contos do Mundo”, o Teatro Figura recuperou algumas das histórias de Hans Christian Andersen para recriar, através de marionetas construídas com objetos do quotidiano, um imaginário universal.

Seguem-se, até maio de 2025, outros seis espetáculos: “Sob a Terra” (Leirena Teatro com música original de Surma, a 3 de novembro); “O Quebra Nozes – um brinquedo especial” (com narração de Susana Henriques e adaptação musical para quarteto de cordas, 1 de dezembro); “Alfredo, o Colecionador de Borboletas” (SA Marionetas, com original de José Gil e música de Hugo Trindade, 12 de janeiro); “Globo de Saramago – 1993” (adaptação de “O Ano de 1993”, Leirena Teatro, 2 de fevereiro); e “Carnaval dos Animais” (Susana Henriques e Humorictus Ensemble, 4 de maio). A 26 de abril, subirá a cena “O Discurso sobre o Filho da Puta”, pelo Teatro da Rainha, o único da programação que se destina exclusivamente a um público adulto.

O espaço cultural celebra o seu centenário a 5 de fevereiro de 2026, e esta programação, já virada para essa efeméride, apresenta espetáculos que, apesar de serem direcionados para um publico mais jovens, podem, e devem ser vistos em família!

Os bilhetes para os espetáculos encontram-se à venda na Ticketline e na loja do Santuário do Sítio da Nazaré, com o preço de 5 euros para adultos e o valor simbólico de um euro para crianças e jovens entre os 4 e os 18 anos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Praias nazarenas novamente com ‘Qualidade de Ouro’

As praias da Nazaré e do Salgado foram novamente distinguidas com o prestigiado Galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Este galardão, atribuído há quase 15 anos, reconhece a qualidade excecional da...

nazare