A praia hasteou as bandeiras e certificação de qualidade numa sessão pública
Está implementada a Norma ISO 13009:2015 (Serviços de turismo e afins – Requisitos e recomendações para operar numa praia), um instrumento de monitorização e melhoria contínua, de certificação da praia da Nazaré, que visa contribuir para a valorização e sustentabilidade do território, garantindo a prestação de um serviço de qualidade, com os valores das comunidades costeiras e respeitadora da sensibilidade ecológica local.
A importância estratégica da Nazaré em termos ambientais, económicos, sociais, culturais e recreativos, e a aplicação de uma política de gestão integrada ao longo da sua costa “contribui para a coesão territorial num quadro de desenvolvimento económico e ambientalmente sustentável”, diz a Câmara.
Os galardões de qualidade, como a ISO, visam contribuir para a sustentabilidade dos recursos naturais que sustentam o funcionamento das atividades inseridas na praia, garantir uma gestão dos riscos eficaz e ordenada; contribuir para uma melhor gestão e ordenamento ambiental; divulgar a operação e comunicar os seus resultados.
“Como tem sido prática nos anos anteriores, a Praia da Nazaré tem sido agraciada com o prestigioso galardão da Bandeira Azul, em virtude do seu compromisso com a gestão ambiental, segurança e conforto dos utentes, assim como pela sua contribuição para a informação e sensibilização ambiental. Este galardão, amplamente reconhecido como um símbolo de excelência ambiental, é fruto das candidaturas voluntárias que submetemos anualmente, as quais são avaliadas com base em rigorosos critérios para Zonas Balneares”, refere o gabinete de Praia e Pescas da Câmara.
Representantes da Quercus, a Águas do Tejo Atlântico e da Câmara Municipal da Nazaré marcaram presença na cerimónia de hasteamento das bandeiras e certificados de excelência 2024, de domingo, através do Presidente da Câmara Municipal de Nazaré, Manuel Sequeira, e vereadores do executivo camarário, da Presidente da Direção Nacional da Quercus, Alexandra Azevedo, do Presidente do Conselho de Administração da Águas do Tejo Atlântico, Nuno Brôco, entre outros convidados. A fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Nazaré esteve, igualmente, presente para dar mais ênfase ao evento que serviu para o hasteamento das Bandeiras Azul, Praia Acessível, e Qualidade de Ouro 2024, QualityCoast e ISO 14001:2015.
0 Comentários