Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
14° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Ministro da Agricultura visita ações de prevenção contra incêndios nas Matas Nacionais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Lagoa do Saloio encontra-se inscrita na lista de prioridades de intervenção do novo quadro comunitário – PT2030 O Ministro da Agricultura e Pescas, acompanhado pelo Secretário de Estado da Proteção Civil e Secretário de Estado das Florestas, visitou, hoje, os trabalhos de silvicultura preventiva na Mata Nacional de Valado dos Frades. Um dos objetivos […]

A Lagoa do Saloio encontra-se inscrita na lista de prioridades de intervenção do novo quadro comunitário – PT2030

O Ministro da Agricultura e Pescas, acompanhado pelo Secretário de Estado da Proteção Civil e Secretário de Estado das Florestas, visitou, hoje, os trabalhos de silvicultura preventiva na Mata Nacional de Valado dos Frades.

Um dos objetivos da deslocação do governante foi visitar o trabalho realizado pelo Corpo Nacional de Agentes Florestais (CNAF) e da Força Sapadores Bombeiros Florestais (FSSF) nas Matas Públicas, que tem como fim a proteção e valorização de áreas públicas florestais.

“Temos um objetivo que é o de estar no terreno. Ouvir para melhor decidir. Estar próximo para perceber as melhores soluções a adotar ouvindo, e os autarcas são essenciais a este objetivo. Todos somos importantes na prevenção. Temos propriedades do Estado e de privados e o objetivo de combate tem que ser assumido por todos,” disse José Manuel Fernandes.

O Ministro acrescentou que o governo prende “proteger a vida humana, o património paisagístico, e a biodiversidade. Os incêndios são sempre uma tragédia que devemos evitar. Temos as alterações do clima presentes. A investigação também é essencial assim como a mecanização face à falta de mão de obra”

José Manuel Fernandes falou ainda da utilização dos fundos europeus e dos prazos para o fazer. Temos 220 milhões de euros no âmbito do PRR para dar resiliência à floresta e a execução é nula. Vamos ter que fazer um esforço brutal para que não se percam fundos neste âmbito que é essencial”.

A competitividade, a coesão territorial e sustentabilidade foram outros temas que trouxeram o Ministro aos concelhos de Alcobaça e Nazaré.

“A ruralidade é essencial a Portugal e ajuda à modernidade. Temos o objetivo de uma floresta com uma dimensão económica. E queremos que o proprietário tenha retorno para as intervenções que devem ser feitas.”

Por fim, o Ministro informou que a vinda às matas nacionais é “um sinal de agradecimento aos sapadores florestais que trabalham nesta área. A nossa presença é sinal de empenho e pedido de envolvimento para que todos tenhamos uma atitude pró-ativa.”

A comitiva visitou os trabalhos de limpeza nas matas e a Lagoa do Saloio, em Valado dos Frades, que se encontra inscrita na lista de prioridades de intervenção do novo quadro comunitário – PT2030.

Manuel Sequeira recebeu o primeiro governante do atual Governo no seu mandato enquanto Presidente da Câmara da Nazaré, ligado ao setor primário: a agricultura e pescas.

“É importante a visita tanto mais que está a aproximar-se um período difícil [verão e as temperaturas elevadas] e estamos a fazer um trabalho de defesa da floresta que pretendemos mostrar, pois envolve muita gente, que não se vê, para que a floresta esteja apta a enfrentar os próximos meses”

Manuel Sequeira adiantou que a presença do Ministro serviu para “a Autarquia dar conta da necessidade de intervenção no Valado. Há projetos definidos, nomeadamente para a Lagoa do Saloio, e precisamos do apoio do Governo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao