Tradições de épocas festivas na marginal da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Feriado prolongado da Páscoa trará recriações e jogos tradicionais à principal avenida da vila

Feriado prolongado da Páscoa trará recriações e jogos tradicionais à principal avenida da vila

As tradições de épocas festivas na Nazaré regressarão à rua para reviver brincadeiras de infância, usos e costumes, mercados e trajes de há décadas, contribuindo para a preservação da Identidade Cultural deste destino turístico, recentemente distinguido com o certificado de ouro Quality Coast [e a preparar a sua certificação em platina, a que só dois Municípios Portugueses chegaram até ao momento (Braga e Cascais)], que, embora agarrado às suas raízes procurou, nos últimos anos, a diversificação da oferta nesta área económica, chamando, a si, outros visitantes com outras disponibilidades.

O evento organizado pela Câmara Municipal, com a colaboração de grupos etnográficos, visa fazer a animação de rua de uma época, geralmente, de forte atração turística, de visitantes nacionais e estrangeiros [120 nacionalidades registadas na última década pelos Postos de Informação e Turismo], para apresentar um concelho que preserva o orgulho pelas suas raízes culturais, ligadas ao mar e à pesca.

Na sexta-feira Santa, 29 de março, às 15h00, decorrerá o Mercado à Moda Antiga assim como a iniciativa dos Jogos Tradicionais, frente ao Centro Cultural da Nazaré. A atividade, desenvolvida pelos grupos etnográficos, vestidos a rigor com as sete saias rodadas e ricamente bordadas ou com as camisas de axadrezadas de escocês e ceroulas do mesmo tecido, cinto e barrete, pretende envolver os visitantes e ensinar à geração mais nova como se passavam, antigamente, os tempos livres e de convívio na rua.

O sábado, dia 30 de março, será de folclore, com o Festival do Rancho Tá-Mar, às 15h00, o que inclui o desfile dos grupos convidados e a atuação de todos no palco montado em frente à Praça Sousa Oliveira. Será uma excelente oportunidade para conhecer, tanto a diversidade como a riqueza de etnográfica dos trajes como os artefactos que cada região/localidade usava, comunicando, dessa forma, como se compunha a sociedade em termos hierárquicos e profissionais.

O último dia da iniciativa Páscoa 2024 será de Desfile Etnográfico, pelo Grupo de Danças e Cantares da Nazaré, numa nova oportunidade de conhecer, através dos objetos, trajes, artefactos de trabalho e modos de estar como era a sociedade de há décadas na Nazaré. Pela marginal, a partir das 15h30, desde o Centro Cultural [antiga lota, numa área dedicada ao Museu (Vivo) do Peixe Seco] até ao palco, nas imediações da Praça Sousa Oliveira, desfilarão dos trajes mais ricos aos de trabalho de uma comunidade que nasceu em redor do mar e do que este lhe dava, numa manifestação cultural que dirá muito de como foram os tempos dedicados em exclusivo ao elemento que embeleza a vila e que tantas notícias tem gerado mundo fora.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

João Delgado é o candidato pela CDU à Câmara Municipal da Nazaré

A CDU da Nazaré anunciou a escolha de João Paulo Quinzico Delgado como seu cabeça-de-lista para a Câmara Municipal da Nazaré nas próximas eleições autárquicas.  “Com uma trajectória marcada pela liderança cooperativa — enquanto Presidente do Conselho de...

Joao Delgado