A Câmara da Nazaré irá enviar à Assembleia Municipal a proposta de classificação do Ascensor da Nazaré, incluindo toda a estrutura edificada que faz parte do complexo do Ascensor, como Monumento de Interesse Municipal.
O valor patrimonial do Ascensor da Nazaré (Ascensor de Nossa Senhora da Nazaré) está na origem da proposta aprovada em reunião de Câmara.
Aquele meio de transporte foi inaugurado a 28 de julho de 1889, ao som de música e foguetes, na presença do Ministro das Obras Públicas e Fazenda, bem como de um grande número de jornalistas locais, regionais e da capital.
Para homenagear a padroeira e protetora da Vila, o ascensor foi benzido e denominado de “Nossa Senhora da Nazaré”.
Desde esse dia até à atualidade, o Ascensor da Nazaré constitui-se como um importante ativo no que respeita à fruição pública, permitindo a ligação entre a Praia da Nazaré e o Sítio, de uma forma mais rápida e cómoda.
O Ascensor da Nazaré é um ícone da Nazaré, imagem identitária de um território, tantas vezes captada por fotógrafos, pintores e até mencionado em vária bibliografia, representando, por isso, um património que urge reconhecer.
0 Comentários