A minuta do Contrato de Financiamento para o Funicular da Pederneira foi a reunião de câmara extraordinária, realizada no início desta semana.
O contrato é entre as Estruturas de Missão “Recuperar Portugal” e o Município da Nazaré e destina-se ao apoio financeiro para a realização do Investimento RP-C21-i16, identificado no Plano de Recuperação e Resiliência, designado por “Funicular da Nazaré”, enquadrado na Componente C21 do Plano de Recuperação e Resiliência.
A autarquia será a entidade responsável pela implementação e execução física e financeira do investimento inscrito no PRR, para o qual receberá um montante global de 10.000.000,00 € (dez milhões de euros), correspondente à totalidade do custo do Investimento RP-C21-i16.
Os pagamentos serão efetuados à Câmara em função do cumprimento dos marcos e metas globais, previstos na calendarização.
De acordo com o documento, o Investimento teve início em 01/02/2022 e tem conclusão em 31/03/2026, obrigando-se a Câmara “ao seu integral cumprimento, nos termos do cronograma.”
O projeto que começou a ser planeado há alguns anos pelo Município da Nazaré com a MPT- Empresa de planeamento urbano e gestão da mobilidade, pioneira em Portugal em mobilidade urbana inclusiva, prevê a ligação da Praia à Pederneira por Funicular, uma medida inserida na meta de descarbonização das vilas e cidades.
0 Comentários