Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 20° C
27° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C

Órgão de tubos do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré vai ser restaurado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O maestro Adelino Mota quer dar uma nova vida ao órgão de tubos do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. A igreja foi recuperada, mas o órgão não teve o mesmo tratamento, pelo que o maestro reuniu com o Presidente da Mesa Administrativa da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré para apresentar a sugestão de […]

O maestro Adelino Mota quer dar uma nova vida ao órgão de tubos do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

A igreja foi recuperada, mas o órgão não teve o mesmo tratamento, pelo que o maestro reuniu com o Presidente da Mesa Administrativa da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré para apresentar a sugestão de criação de uma comissão dinamizadora da recuperação daquele instrumento, que só foi construído na Península Ibérica, por um grande construtor organeiro, pelo que a sua recuperação é vista como um forte contributo para o património histórico do concelho.

“Vamos trabalhar nesse sentido, da constituição de uma comissão, havendo grande interesse da Confraria e da Igreja em ter aquele local de culto recuperado na sua totalidade, e o órgão faz parte desse património, e, portanto, estamos numa fase de arrancar com os contactos e pedidos de orçamento para avançarmos para esses trabalhos”, explica Adelino Mota.

O órgão está desativado há vários anos, tantos que nem o maestro ouviu o som transmitido pelas suas flautas. “Desde que me lembro de ser gente, que o órgão está inativo, pelo que deverá estar parado há cerca de 50 anos.”

Depois da constituição da comissão, dos orçamentos e reunião de apoios, será contactado um organeiro de referência para efetuar uma vistoria ao órgão e se elaborar um processo de custos adequado às necessidades.

Adelino Mota refere que após esses trabalhos será necessário verificar os apoios que cada entidade poderá dar para a concretização desta ambição, reconhecendo que se “tratam de processos demorados, mas uma coisa é certa: vamos por aquele órgão a funcionar”.

A intenção é colocar o órgão de tubos a funcionar nas missas e em concertos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1