Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Maçã de Alcobaça apresenta resultados do projeto de promoção em mercados externos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A APMA – Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça apresentou, no passado dia 29 de junho, os principais resultados do projeto de Promoção da Maçã de Alcobaça em Mercados Externos. O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, que marcou presença no encerramento dos trabalhos da sessão técnica realizada no Eco-pomar do Vimeiro, […]

A APMA – Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça apresentou, no passado dia 29 de junho, os principais resultados do projeto de Promoção da Maçã de Alcobaça em Mercados Externos.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, que marcou presença no encerramento dos trabalhos da sessão técnica realizada no Eco-pomar do Vimeiro, destacou a introdução da Maçã de Alcobaça em mercados como Brasil e Espanha como uma “conquista muito importante de um verdadeiro símbolo do concelho de Alcobaça”.

“Hoje em dia a produção de Maçã, levada a cabo por esta associação, respeita um conjunto de pressupostos ambientais a nível da sustentabilidade que lhe dá uma dimensão superior. Reconheço que este não é um trabalho fácil, mas foi um caminho que esta marca percorreu e que agora colhe os frutos desse trabalho. Abrir estes eco-pomares à visitação e usufruto das pessoas é um projeto único que merece ser destacado.”

A Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça (APMA) estima exportar, no próximo ano, cerca de 15 milhões de quilos do fruto que tem como principal mercado o Brasil, e pretende expandir-se para Espanha e países árabes.

Jorge Soares estima que ” boas expectativas, se a campanha correr bem, que a produção atinja os 60 milhões de quilos de maçã, dos quais “estimamos exportar 15 milhões de quilos”, disse à agência Lusa o presidente da APMA.

Segundo a Associação, o aumento das exportações do fruto certificado deve-se ao ‘Projeto de Promoção da Maçã de Alcobaça em Mercados Externos’ desenvolvido nos últimos dois anos e meio em mercados como o Brasil, Espanha, Índia e Emirados Árabes Unidos, a partir de um investimento de 700 mil euros, financiado através do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização.

Segundo Jorge Soares, essa promoção “resultou em mais de 200 iniciativas, entre ações promocionais presenciais nestes mercados, criação de conteúdos e novas formas digitais de promoção”, tendo o Brasil chegado a “principal mercado externo da maçã de Alcobaça”, absorvendo 70% das exportações.

A campanha que promoveu internacionalmente a “única maçã do Atlântico”, associando-a ao território em que é produzida, contribui, por outro lado para “dar a conhecer o modo ambiental, cuidadoso e responsável de produzir” o fruto que está na génese de um outro projeto, a criação de uma rota de ecopomares, com percursos pedonais para que os visitantes possam conhecer a biodiversidade.

Para os produtores, o projeto ajudou a olhar para os locais onde passará a estar a promoção do fruto e para o território onde este se produz, abrindo porta para que os novos ecopomares possam ser abertos a visitas, no âmbito da rota que será concluída em 2024.

A APMA representa 22 associados, responsáveis pela produção anual de cerca de 70 milhões de quilos do fruto, que gera um volume de negócios na ordem dos 50 milhões de euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno