Q

Previsão do tempo

25° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 28° C
  • Monday 24° C
26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 32° C
  • Monday 27° C
28° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 32° C
  • Monday 29° C

Partidos e população de Fanhais com dúvidas sobre os benefícios da Nazaré Green Valley

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A população de Fanhais, localidade da freguesia da Nazaré, não se mostra recetiva à construção de um parque destinado à produção de hidrogénio verde, um investimento de 150 milhões de euros. A Assembleia Municipal realizou uma sessão extraordinária, no passado dia 30, em Fanhais, localidade onde a empresa Rega Energy pretende implementar parte do investimento […]

A população de Fanhais, localidade da freguesia da Nazaré, não se mostra recetiva à construção de um parque destinado à produção de hidrogénio verde, um investimento de 150 milhões de euros.

A Assembleia Municipal realizou uma sessão extraordinária, no passado dia 30, em Fanhais, localidade onde a empresa Rega Energy pretende implementar parte do investimento de 150 milhões de euros destinado a descarbonizar as indústrias da região, através da substituição de fontes de energia como gás natural por hidrogénio verde.

Com o nome “Nazaré Green Hydrogen Valley”, este projeto prevê a instalação de 62 hectares de painéis fotovoltaicos e sete turbinas eólicas numa área de 220 hectares de pinhal em Fanhais.

Cerca de uma centena de habitantes esteve na reunião onde manifestou a sua oposição ao Plano Diretor Municipal (PDM) da Nazaré e à desmatação da localidade para permitir que a empresa instale ali o parque.

Para Maria Carolina Varela “Fanhais é um lugar negligenciado pela Câmara, onde os pedidos para a colocação de bandas sonoras têm sido ignorados e onde os filhos da terra tiveram que sair para construir casa. A alteração do PDM apresentado como obstáculo para a não construção de casas, mas já não o é para este projeto, apresentado como importante para a independência energética do país.”

“Não acreditamos em quaisquer mais valias deste projeto,”

Já para João Paulo Graça, outro habitante de Fanhais, que expressou a sua opinião contra o projeto, lembrou que a “floresta, que ainda é um meio de subsistência para alguns dos mais idosos, é um dos símbolos da localidade”, tendo questionado a Câmara sobre os verdadeiros motivos que a levam a equacionar um projeto destes no concelho da Nazaré.

O freguês disse que a empresa quer apenas “sacar milhões ao estado” para “daqui a 10 anos abandonarem o projeto e deixar aqui uma lixeira a céu aberto como acontece em várias partes da Europa”

Adélia Pescada, representante da Liga dos Amigos de Fanhais, uma das subscritoras do abaixo-assinado de Fanhais contra o projeto de instalação do parque na localidade, entregou o documento ao executivo da Câmara.

“Embora a população não tenha sido consultada, este projeto irá provocar uma enorme devastação da floresta que rodeia o povoado e que tanto a caracteriza”, disse, acrescentando que o mesmo prossupõe a instalação de linhas elétricas de alta tensão pela localidade, o que, segundo estudos já realizados, provocam efeitos negativos na saúde pública.”

O abaixo-assinado refere ainda que “não se percebe que tal projeto seja sequer considerado uma vez que as principais empresas beneficiadas por este projeto estão localizadas noutros concelhos”.

Caso o Nazaré Green Hydrogen Valley não seja aprovado para se instalar em Fanhais, avançará noutras localizações alternativas que estão também a ser avaliadas”, explicou o responsável pelo desenvolvimento de projeto na empresa Rega Energy, João Rosa Santos”.

O projeto envolve quatro concelhos (Nazaré, Leiria, Marinha Grande e Alcobaça) e servirá um consórcio que representa cerca de 10% das emissões de CO2 da indústria nacional.

O Nazaré Green Hydrogen Valley inclui uma unidade para a produção do hidrogénio verde e uma central solar que lhe fornecerá a energia necessária para a eletrólise, e prevê a criação de 140 novos postos de trabalho.

O projeto, classificado como de interesse nacional, é desenvolvido por um consórcio de oito empresas que englobam o setor dos cimentos (Cimpor e Cecil), do setor do vidro (BA Glass, Crisal e Vidrala), entre outras empresas dos setores da água e do gás natural.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio

Polícia apreende roupa e calçado contrafeitos na Nazaré

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra da Nazaré e Esquadra de Intervenção Policial de Leiria, em colaboração com a Esquadra de Pombal, desenvolveu duas ações policiais no âmbito da Operação Semana Anti Contrafação, dando continuidade à prevenção...

img 20230907 wa0011