Estão abertas as inscrições para a 13.ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça, que este ano se realiza de 28 de agosto a 2 de setembro. Em 2023, este evento dedicado às tubas, trombones e eufónios apresenta uma novidade na vertente formativa, através da realização de sessões individuais, complementando assim as sessões dedicadas à música em conjunto, promovendo o desenvolvimento de competências específicas dos participantes.
As inscrições decorrem em duas fases, terminando a primeira em 31 de maio e a segunda a 15 de julho. Os interessados poderão conferir as condições e modalidades de participação no regulamento que se encontra disponível em www.gravissimofestival.com.
Como habitualmente estarão presentes nomes reconhecidos do panorama internacional dos metais graves — Ray Anderson (Diretor de Estudos de Jazz na Stony Brook University, Nova Iorque), Peter Steiner (vencedor do XVI Concurso Internacional Tchaikovsky na Rússia – 2019), Shmuel Hershko (Israel Philharmonic Orchestra 1978—2019), Randall Hawes (Northwestern University Bienen School of Music e Detroit Symphony Orchestra 1985—2020), François Thuillier (Orchestre d’harmonie des Gardiens de la Paix e diretor artístico dos festivais “Jazz à Montonvillers” e “Amiens Joue des Cuivres”), Anthony Caillet (Orchestre de Paris, Orchestre National de France e Ensemble Inter-Contemporain), Ricardo Carvalhoso (Escola Superior de Música “Franz Liszt”, Weimar e solista de tuba na Munich Philharmonic), Ricardo Antão (ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Universidade de Aveiro) e André Melo (Solista de trombone na Komische Oper Berlin) — que, a par dos Diretores Artísticos Sérgio Carolino e Hugo Assunção, partilharão com os participantes os seus conhecimentos e experiências.
A música para os instrumentos de metais graves sempre teve um espaço próprio ao longo do tempo, mas na última década encontrou no Gravíssimo! um palco privilegiado, num projeto ímpar, com a capacidade de aliar à formação uma forte componente de programação cultural eclética e de nível internacional. Além da interação de prestigiados músicos com jovens artistas, o Gravíssimo! abre ainda as suas portas ao público na vertente Festival, através da realização diária de recitais e concertos que exploram a sonoridade peculiar destes instrumentos nos seus mais variados registos. O programa desta edição será anunciado em breve.
Organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, o Gravíssimo! é financiado pelo Ministério da Cultura/DGArtes, sendo reconhecido como Remarkable Festival pela European Festivals Association através da atribuição do selo EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe) desde 2017.
0 Comentários