Os vereadores do PS na Câmara Municipal de Alcobaça, António José Henriques, Carlos Guerra e Liliana Vitorino, propuseram ao executivo social-democrata uma revisão do regimento para que as reuniões de câmara sejam gravadas e transmitidas online, mas “o senhor presidente continua a resistir a essa revisão sem qualquer justificação plausível” e acusam o executivo do PSD liderado por Hermínio Rodrigues de impor a ‘lei da rolha’ nas reuniões do executivo.
Os socialistas não se conformam com a postura do presidente do executivo, que de forma constante, reiterada e sem qualquer justificação aceitável, recusa as propostas do PS para uma “transparência total das reuniões de câmara, tornando-as conhecidas por todos os munícipes através da sua transmissão online”. “Só desta forma os munícipes podem saber o que se discute e como se vota. O senhor presidente tem receio da transparência e recusa prestar esclarecimentos aos munícipes”, lamentam os socialistas, acusando o executivo PSD de manter, desde o início do mandato, uma postura “sem respeito pela oposição”.
Segundo os socialistas, a transmissão das reuniões tem como finalidade “a transparência de todos os assuntos discutidos” pelo presidente e pelos vereadores, e a transmissão online daria a oportunidade aos cidadãos de perceber claramente os assuntos discutidos, as decisões tomadas e as propostas recusadas.
Os vereadores socialistas lembram que a gravação das reuniões, a disponibilização dessa gravação e a transmissão online “são procedimentos já em prática em muitas autarquias”, o que permite aos cidadãos acompanharem os assuntos em discussão pelo executivo.
Esta posição assumida pelo presidente de Câmara Herminio Rodrigues é uma continuação da politica de falta de informação que tem pautado os mandatos do PSD na Câmara Municipal, mas que os vereadores do PS desejam alterar de forma a contribuir para uma verdadeira informação de todos os assuntos de interesse para os munícipes de Alcobaça.
0 Comentários