Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
17° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 22° C
[speaker]
[speaker]

Reforço dos apoios municipais à natalidade no concelho da Nazaré até 2025 chumbado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A proposta para o reforço dos apoios do Município à natalidade foi rejeitada com os votos contra do PS. De acordo com os dados apresentado pelo eleito da CDU, o concelho da Nazaré tem vindo a perder população nos últimos anos, assim comprovam os indicadores plasmados nos censos 2021. Entre 2011 e 2021, a população […]

A proposta para o reforço dos apoios do Município à natalidade foi rejeitada com os votos contra do PS.

De acordo com os dados apresentado pelo eleito da CDU, o concelho da Nazaré tem vindo a perder população nos últimos anos, assim comprovam os indicadores plasmados nos censos 2021. Entre 2011 e 2021, a população com menos de 15 anos diminuiu de 13,9% para 12,5%; a população ativa (entre os 15 e os 64) diminuiu de 66% para 61,3% e a população idosa (+65) aumentou substancialmente, passando de 20,1% para 26,2%.

“Em suma, estamos a envelhecer muito acima da média nacional, cuja taxa se fixou nos 20%, temos menos população ativa e menos jovens – um cenário deveras preocupante.

Logo, importa conjugar uma série de respostas no plano das políticas públicas que tenham a capacidade de inverter este cenário, muito desfavorável, no curto/médio prazo. Por entre as muitas variáveis desta equação, uma delas é a respostas no plano dos apoios municipais à natalidade”, disse João Paulo Delgado.

Para a CDU, esta necessidade, não só se justifica pela urgência de inverter os indicadores acima descritos, mas também porque “a realidade que atravessamos evidencia uma instabilidade socioeconómica generalizada, com uma inflação galopante, que dificulta ainda mais a vida dos jovens pais ou adia, para muitos, o sonho de o virem a ser”

A proposta da CDU apontava para o aumente de 100 euros em cada ano, nos próximos dois orçamentos, 2024 e 2025, os apoios municipais à natalidade no concelho da Nazaré. Desta forma, até ao fim do presente mandato, este tipo de apoios municipais fixar-se-ão em 1000 euros por cada nascimento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1