Município consulta nazarenos sobre a melhor localização para a estátua dedicada à mulher
O Município da Nazaré decidiu consultar residentes e todos os interessados sobre a melhor localização para a instalação de uma das obras de arte que vão passar a estar presentes nas entradas para o concelho.
Até 15 de abril, online ou presencialmente, os interessados poderão escolher entre seis localizações a que consideram ser a melhor para a mulher nazarena.
A escultura, com cerca de 6 metros de altura, da autoria do artista Bugalho Ferros, feita em aço corten, será instalada num dos pontos de entrada da freguesia da Nazaré, estando, nesta altura, a Câmara a consultar todos e todas as interessadas sobre a sua melhor localização.
No questionário são colocadas as hipóteses: Rotunda Variante Nazaré (junto ao antigo Vale Paraíso Natur Park); Rotunda do Sítio; Rotunda da Cerâmica; Jardim da Cerâmica; Rotunda do Matadouro e Meia Laranja.
Este monumento pretende “perpetuar a memória de uma figura inigualável que é a mulher nazarena e o seu inconfundível traje típico com o seu chapéu-de-borla, o lenço, o avental e as suas, mundialmente famosas, sete saias”, refere o autor, acrescentando que “a mulher nazarena tem mostrado ao longo dos tempos ser possuidora de acrescidas qualidades”.
“Lutadora incansável, desde os tempos mais remotos em que a vida da população da Nazaré dependia unicamente da faina do mar, quando o peixe chegava a terra transportavam, à cabeça, e iam vender, muitas vezes, porta a porta, chegando a terras tão distantes como a Benedita”.
A consulta decorrerá até ao dia 15 de abril, podendo todos e todas as interessadas manifestar a sua escolha presencialmente, através do preenchimento que estará disponível nas Relações Públicas da Câmara, entre 1 e 15 de abril, das 8h30 às 16h00, de segunda a sexta-feira.
Para além da estátua à mulher Nazarena, serão instaladas outras duas obras de arte, produzidas pelo mesmo criativo, nas entradas pelo concelho por via de Valado dos Frades e Famalicão, cujas datas serão anunciadas em breve.
0 Comentários