Livro do culto a NS Nazaré está à venda em lojas da marca Praia do Norte

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O trabalho surge no âmbito da preparação candidatura a Património Imaterial da Humanidade O livro “Culto de Nossa Senhora da Nazaré – perspetiva multidisciplinar” foi apresentado, no passado dia 28 de janeiro, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na presença dos seus autores. A obra reúne as apresentações feitas no colóquio científico sobre o […]

O trabalho surge no âmbito da preparação candidatura a Património Imaterial da Humanidade

O livro “Culto de Nossa Senhora da Nazaré – perspetiva multidisciplinar” foi apresentado, no passado dia 28 de janeiro, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na presença dos seus autores.

A obra reúne as apresentações feitas no colóquio científico sobre o culto (2020), realizado no âmbito das ações de dinamização da sua candidatura a Património Imaterial da Humanidade, em conjunto com o Governo do Estado do Pará.

O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, considerou o culto como “um elemento decisivo na afirmação do território” e um dos primeiros grandes marcos de globalização de uma das marcas, hoje, conhecida pelas suas ondas grandes.

O autarca referiu, ainda, que a candidatura deste culto a património da UNESCO “tem um papel central na estratégia de desenvolvimento local”.

De acordo com dados da Confraria Nossa Senhora da Nazaré, o culto mobiliza mais de 2 milhões de visitantes por ano ao Santuário mariano, no Sítio.

Dóris Santos, Diretora do Museu do Traje, incumbida da apresentação da obra ao público, destacou a importância da mesma para “perceber um culto tão importante para tantos devotos” em diferentes nações.

“Este volume vai ficar como referência no culto de NS Nazaré, o primeiro fenómeno global que a localidade viveu. Tem um carácter diferenciador, por ser escrito a várias mãos, servindo os propósitos científico e académico, mas também o do crente,” acrescentou.

Por sua vez, Pedro Penteado, investigador do CEHR da Universidade Católica Portuguesa, reforçou a ideia desta “obra ter um aspeto ímpar por ser a única que olha para um culto mariano e um santuário relevante a partir de um conjunto de olhares”.

O investigador realçou, ainda, a importância dos contributos do livro na candidatura à UNESCO, na salvaguarda do património arquitetónico, no aspeto educativo numa perspetiva intergeracional, e no turismo religioso e cultural, na sua procura por autenticidade dos destinos.

Já Maria Adelina Amorim, autora de estudos sobre o culto de NS Nazaré em Belém do Pará (Brasil), frisou que o culto se tornou “transnacional, chegando ao Brasil e a África” na sequência do Concílio de Trento, cujo principal objetivo foi reafirmar os dogmas da fé católica frente à disseminação do protestantismo.

A terminar a sessão pública de lançamento, Carlos Medeiros, coordenador da Candidatura do Culto a NSN a Património Imaterial da Humanidade, falou de a decisão da mesma ter passado a ser internacional, apesar dos 800 anos de história do culto e dos aspetos interessantes que rodeiam este fenómeno de culto internacional, como a imagem “quem dinamiza todo o culto.”

“Nós estamos a restaurar a imagem”. “Já permitiu ver que é uma imagem medieval, de um período recuado da Idade Média”, disse, acrescentando que há, ainda, um pormenor mais interessante “que eu espero que se confirme. É que essa imagem terá sido feita com madeira de uma imagem mais antiga. Admite-se essa possibilidade. A imagem é feita de madeira de oliveira, e admite-se que possa ser uma madeira com mais de 2 mil anos” até porque havia o hábito de aproveitar a parte boa da madeira de imagens de culto maiores, mas bastante danificadas.

O livro está à venda nas lojas da Praia do Norte (Forte de São Miguel Arcanjo e Centro Cultural da Nazaré).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Praias nazarenas novamente com ‘Qualidade de Ouro’

As praias da Nazaré e do Salgado foram novamente distinguidas com o prestigiado Galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Este galardão, atribuído há quase 15 anos, reconhece a qualidade excecional da...

nazare