Nazaré inicia preparação do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As alterações climáticas identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas para a humanidade e planeta estiveram em análise durante o Conselho Local de Adaptação do Município da Nazaré, que se realizou no passado dia 12 de outubro e envolveu representantes de entidades locais e setoriais relevantes. A preparação do Plano Municipal, enquadrado […]

As alterações climáticas identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas para a humanidade e planeta estiveram em análise durante o Conselho Local de Adaptação do Município da Nazaré, que se realizou no passado dia 12 de outubro e envolveu representantes de entidades locais e setoriais relevantes.

A preparação do Plano Municipal, enquadrado no projeto Oeste Adapta – Planeamento da Adaptação Climática Municipal na Região Oeste, liderado pela OesteCim, em parceria com o CEDRU e a Vestlandsforsking (Noruega), financiado pelos EEA Grants Portugal  no quadro da Small Grants Scheme #3 – Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local, do Programa Ambiente, foi o motivo do encontro.

A emissão de gases com efeito de estufa, atualmente, o grande alvo das políticas de mitigação das alterações climáticas e de adaptação aos seus efeitos.

Recorde-se que a Convenção-Quadro das Nações Unidas relativa às Alterações Climáticas (CQNUAC), tal como as negociações em curso sobre o regime climático, têm como finalidade a estabilização das concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera a um nível que evite uma interferência antropogénica perigosa no sistema climático.

“Para atingir esse objetivo, a temperatura global anual média da superfície terrestre não deverá ultrapassar 2 °C em relação aos níveis pré-industriais”, explicou o representante da CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda.

O vereador da Câmara da Nazaré, com o pelouro do ambiente, Orlando Rodrigues, apresentou as conclusões do trabalho de recolha dos riscos climáticos e vulnerabilidades no território concelhio, sobre os quais as medidas a adotar no Plano Municipal de Adaptação às alterações climáticas se irão concentrar.

Entre as conclusões destaca-se que a tendência de risco de incêndio florestal é de estabilização devido à “gestão florestal mais eficaz e ao abrandamento da dispersão do edificado, já o risco de cheias rápidos e inundações pode agravar-se, sendo mais previsível que aconteça em Valado dos Frades. A suscetibilidade de risco de erosão hídrica de solos é mais provável em Famalicão, que também apresenta, tal como a Nazaré, risco acrescido de galgamentos e erosão do litoral”.

Das vulnerabilidades identificadas “existe uma maior probabilidade de agravamento de temperaturas máximas, eventos extremos de calor e frequência da severidade de secas, devido às projeções de diminuição de precipitação total”.

Os territórios vulneráveis prioritários na resposta a delinear são Fanhais, pelo risco extremo de calor; embora todo o território esteja exposto ao nível da seca meteorológica; as matas de Fanhais, Valado dos Frades, Pinhal de N.S Nazaré e os Raposos ao nível dos incêndios florestais, e a Nazaré (nomeadamente a marginal), Valado dos Frades e Quinta Nova, em Famalicão, a nível de cheias rápidas e inundações. A encosta do Sítio e da Pederneira apresentam vulnerabilidades ao nível da instabilidade das vertentes e a subida prevista do nível do mar poderá afetar a foz do rio Alcoa, a marginal da Nazaré e o Salgado, em Famalicão da Nazaré.

“É importante que se reflita sobre tudo isto, pois impacta com tudo e todos”, disse o vereador do Ambiente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

João Delgado é o candidato pela CDU à Câmara Municipal da Nazaré

A CDU da Nazaré anunciou a escolha de João Paulo Quinzico Delgado como seu cabeça-de-lista para a Câmara Municipal da Nazaré nas próximas eleições autárquicas.  “Com uma trajectória marcada pela liderança cooperativa — enquanto Presidente do Conselho de...

Joao Delgado