Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
12° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C

Irregularidades e forte dependência financeira da empresa Nazaré Qualifica segundo auditoria

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A dependência da empresa municipal Nazaré Qualifica dos subsídios da Câmara e irregularidades contabilísticas, entre 2016 e 2018 estão entre os alertas deixados pela auditoria da Inspeção Geral das Finanças à empresa municipal. A auditoria visava verificar a situação financeira da NQ no triénio 2016/2018 bem como o cumprimento da lei e do Código dos […]

A dependência da empresa municipal Nazaré Qualifica dos subsídios da Câmara e irregularidades contabilísticas, entre 2016 e 2018 estão entre os alertas deixados pela auditoria da Inspeção Geral das Finanças à empresa municipal.

A auditoria visava verificar a situação financeira da NQ no triénio 2016/2018 bem como o cumprimento da lei e do Código dos Contratos Públicos nas suas relações financeiras com a Câmara da Nazaré.

A Inspeção Geral das Finanças (IGF) conclui que a Câmara e os Serviços Municipalizados atribuíram subsídios de exploração incorretamente reconhecidos contabilisticamente como prestação de serviços nos valores de 2,8 e 2,5 milhões de euros, o que não cumpre as regras do Sistema de Normalização Contabilística, dando “uma imagem distorcida da atividade efetivamente desenvolvida pela empresa”.

Para além destas situações, a auditoria aponta fragilidades na outorga de contratos programa entre o município e a empresa, assim como o incumprimento do Código dos Contratos Públicos nos contratos de aquisição de bens e serviços relativos aos anos de 2017 e 2018, respetivamente (247.205 euros e 182.806 euros), consideradas despesas ilegais, que podem ser sancionadas pelo Tribunal de Contas (TdC).

O documento, levado a reunião de Câmara, alerta para a “ausência de autossustentabilidade” da empresa, que apresentou uma “forte dependência” dos apoios financeiros do município durante aquele período, e aponta para fragilidades ao Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas (PGRCIC), aprovado em 2019 e revisto em 2020.

No documento, onde a IGF ressalva, ainda assim, que a Nazaré Qualifica cumpriu os critérios legais de sustentabilidade, são apontadas várias propostas para eliminar as fragilidades dos contratos-programa, do cumprimento das normas dos respetivos códigos contabilísticos e a elaboração de um relatório anual sobre a execução do PGRCIC.

Entre as sugestões à Câmara e à administração da Nazaré Qualifica, a IGF fala na adoção de medidas de gestão que invertam a evolução negativa do passivo, diminuam as transferências do município e promovam a autossustentabilidade da empresa.

O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro (PS), informou que desde a sua tomada de posse, em 2013, “tudo tem vindo a ser feito no sentido de garantir a sustentabilidade da empresa que, “em 2019, teve já de receitas próprias 62% das suas receitas totais”.

Walter Chicharro explicou que a empresa possui receitas próprias das entradas no Forte de S. Miguel e dos produtos da marca Praia do Norte, do Centro de Alto Rendimento, dos parques de estacionamento,

A CDU reagiu à auditoria da IGF e suas conclusões afirmando que estas só “vem dar razão às intervenções dos seus eleitos”, quer na Câmara quer na Assembleia Municipal, e em que acusa a maioria socialista de “total incapacidade em gerir os destinos” da referida empresa pública municipal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudante detido por tráfico de droga

Um jovem estudante, de 18 anos, foi detido pela PSP da Nazaré por tráfico de droga, no passado dia 27 de fevereiro. De acordo com as autoridades, no seguimento de uma investigação confirmou-se a suspeita de que o jovem, residente naquele concelho, se dedicava à...

estudante2222

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor