A Assembleia Municipal da Nazaré exigiu, na semana passada, ao Ministério da Saúde e ao ACeS ON a intensificação dos esforços para a colocação de profissionais de saúde e médicos de família no Centro de Saúde da Nazaré e nos Polos de Saúde do concelho.
A moção da CDU, aprovada por unanimidade, pede, ainda, a fiscalização diária e a permanência de equipas de profissionais de saúde em serviço na Consulta Complementar no Centro de Saúde da Nazaré, para evitar ou resolver de imediato as possíveis faltas de profissionais, que ali têm acontecido vezes demais; e o aumento do horário da consulta complementar, dentro do reconhecidamente necessário, nos períodos de Verão e nas alturas de maior afluxo de turistas e visitantes à Nazaré.
No documento, justifica-se a tomada de posição com o facto da Nazaré ser uma terra com um novo e moderno Centro de Saúde, “pelo qual a população e os eleitos lutaram durante quase 40 anos”, sem recursos humanos para a prestação de cuidados de saúde às populações.
“O investimento feito pelo Governo e pela Câmara não podem ficar abaixo das promessas feitas na inauguração e das expectativas que todos tínhamos quando a obra foi finalmente executada”.
A moção fala da sua preocupação com a prestação de cuidados de saúde no país, dando como exemplo a existência, na Unidade Hospitalar de Santo André, hospital de evacuação para os doentes da Nazaré, do maior número de profissionais com escusa de responsabilidade, por reconhecerem as falhas de meios humanos e materiais a que estão sujeitos diariamente nas suas áreas de intervenção.
“A falta de médicos de família nas freguesias do concelho está a subir com a saída para a reforma de muitos médicos e com a falta de colocação de novos no seu lugar”, refere o documento onde a Assembleia Municipal manifesta preocupação com o Verão na Nazaré e zonas limítrofes.
“Basta que não sejam colocados rapidamente novos profissionais no lugar dos que faltam ou dos que se encontram com baixa médica, ou dos que irão de férias, para termos todos os condimentos para a anarquia na prestação de cuidados de saúde na nossa região”.
0 Comentários