Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C
19° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 23° C
19° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 23° C

Arrancou o Cistermúsica de Alcobaça sob o signo dos “Amores Proibidos”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi no passado  fim de semana que se iniciou  a 30.ª edição do Cistermúsica — Festival de Música de Alcobaça que celebra três décadas de um Festival que, ao longo destes anos, se foi afirmando como uma referência a nível nacional e que em 2022 não será diferente. Sob o tema “Amores Proibidos”, propõe-se a […]

Foi no passado  fim de semana que se iniciou  a 30.ª edição do Cistermúsica — Festival de Música de Alcobaça que celebra três décadas de um Festival que, ao longo destes anos, se foi afirmando como uma referência a nível nacional e que em 2022 não será diferente. Sob o tema “Amores Proibidos”, propõe-se a contar e a cantar histórias de amores tão controversos quanto apaixonantes, como o de D. Pedro I e D. Inês, que jazem no Mosteiro de Alcobaça, Património Mundial da UNESCO e palco principal do Festival.

De 1 de julho a 6 de agosto, o Cistermúsica acolhe alguns dos mais reconhecidos artistas e agrupamentos em vários locais emblemáticos do nosso património arquitetónico, com concertos que percorrem séculos de história musical, mas que também dão espaço à criação contemporânea.

Além da música erudita, fio condutor do Cistermúsica, a programação deste ano foi igualmente desenhada para outros públicos, abrangendo assim linguagens musicais diversas — como o fado, o jazz, o gospel e as músicas do mundo — e outras artes, como a dança. Esta é, portanto, uma edição muito especial do Cistermúsica, o Festival que é “Um clássico para todos.”

Tal como no ano passado, o primeiro fim de semana do Cistermúsica voltou a constituir um símbolo perfeito da temática principal do festival, através da Gala de Abertura, precisamente intitulada “Amores Proibidos”, que na passada sexta-feira, acolheu no palco da Cerca do Mosteiro de Alcobaça, a Orquestra de Câmara Portuguesa. Sob a direção de Pedro Carneiro e com a presença das cantoras líricas Carla Caramujo (soprano) e Cátia Moreso (mezzo-soprano), o programa foi composto por algumas das mais emblemáticas árias de ópera de Vincenzo Bellini, Carl Maria von Weber e Gaetano Donizetti, a par da obra Inês de Castro: Nise Lacrimosa de Luís Carvalho.

Ainda na Programação Principal, no passado domingo, às 18h00, foi a altura da Sacristia do Mosteiro de Alcobaça receber o consagrado pianista Artur Pizarro que num dos espaços mais carismáticos deste monumento interpretou peças de João de Sousa Carvalho, W. A. Mozart, Claude Debussy, Gabriel Pierné e Maurice Ravel.

De novo em força, e especialmente nestes primeiros dias, a programação “Outros Mundos”, apresentou duas propostas de jazz que um novo espaço e filosofia no Festival: o Bosque do Mosteiro de Alcobaça. Baseado num lounge ao ar livre, situado junto à Arcada da Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça, e foi ali que podemos assistir, aos concertos do trio suíço de jazz VEIN, no dia 2 de julho, e do trio polaco de acordeões Motion Trio, no dia 3 de julho, considerado o conjunto de acordeões mais famoso do mundo. Este local acolheu ainda uma Festa de Abertura do Cistermúsica, com DJ Set, no dia 1 de julho, às 23h00, logo após a Gala de Abertura.

O Cistermúsica torna a contar com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura, a parceria estratégica do Município de Alcobaça, a parceria institucional da Direção-Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça e o mecenas BPI / Fundação “La Caixa”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Real Abadia Congress & Spa Hotel comemora o 9º aniversário

O Real Abadia Congress & Spa Hotel está a comemorar o seu 9º aniversário.  Depois de dois anos em que o sector do turismo sofreu um forte abrandamento, a direção unidade, inaugurada em 2013, quer olhar para o futuro com confiança, e está fortemente...

real

Gratuitidade de acesso ao Mosteiro de Alcobaça limitada

A entrada em museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) passou a ser gratuita aos domingos e feriados apenas até às 14h00, para cidadãos residentes em Portugal, revelou a DGPC. A medida aplica-se aos 25 museus,...

mosteiro alcobaca

GNR deteve homem por furto em residência situada em São Martinho do Porto

Um homem, de 25 anos, foi detido, no passado dia 4, pela Guarda Nacional Republicana de Alcobaça por furto em interior de residência, em São Martinho do Porto. A investigação por vários furtos em habitações, que ocorreram no concelho alcobacense, entre os dias 7 e...