Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
15° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
17° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 24° C

Antigas Escolas Primárias da Nazaré exibem novo mural de arte

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um novo mural nasceu numa das fachadas da Escola Primária da vila, atualmente ao serviço da Escola Profissional da Nazaré. É da autoria de Tamara Alves e YZ Yseult Digan A antiga fachada branca das antigas escolas de ensino básico da praia da Nazaré, voltada para uma das vias rodoviárias mais movimentadas, deu lugar a […]

Um novo mural nasceu numa das fachadas da Escola Primária da vila, atualmente ao serviço da Escola Profissional da Nazaré. É da autoria de Tamara Alves e YZ Yseult Digan

A antiga fachada branca das antigas escolas de ensino básico da praia da Nazaré, voltada para uma das vias rodoviárias mais movimentadas, deu lugar a um novo mural, da autoria de Tamara Alves e YZ Yseult Digan.

A peça colaborativa de Tamara Alves e YZ, artistas reconhecidas pelo domínio da pintura e do desenho, é um diálogo concretizado num grande mural, combinando as suas diferentes linguagens numa só.

“Em termos de conceito, a inspiração reside na Nazaré e nas suas tradições, nomeadamente, a tradição centenária do peixe seco. Esta tradição pode estar em risco e acreditamos que expô-la a todas as pessoas poderá ajudar a sensibilizar para a preservação da mesma”, refere o projeto de Arte de Rua, Underdogs.

A peça, agora concluída, “surge com a intenção de ser uma extensão da exposição permanente do Centro Cultural da Nazaré, com a essência e informação sobre a preservação e promoção da tradição do peixe seco. A peça é dívida. Do lado esquerdo apresenta-se a intervenção da artista francesa, YZ, que pintou o retrato de uma das vendedoras de peixe seco na Praia da Nazaré. Do lado direito, a artista portuguesa, Tamara Alves, pintou a outra metade da face, uma figura feminina jovem, sem identidade. As duas metades, representam a relação entre as tradições antigas e as novas gerações.

YZ procura questionar a perda das tradições ancestrais e o que seria o presente e o futuro se estas tradições se mantivessem tão ativas. Por sua vez, Tamara Alves representa as novas e futuras gerações, as que já nasceram num mundo com mais oportunidades, onde existe a preocupação de criar novas narrativas e onde as mulheres têm o controlo das suas escolhas.

Esta manifestação artística surge no âmbito da Temporada Cruzada 2022 da Underdogs e do seu projeto “(sem) fronteiras”, um programa de arte pública desenvolvido em parceria com o Instituto Francês, que é um hino ao intercâmbio entre os dois países, apontando no sentido de um espaço europeu que estimule o estabelecimento de relações recíprocas entre pessoas e ideias.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ampliaqua instala-se com inovação e investigação no Porto da Nazaré

A maior unidade de aquaponia do país que combina aquacultura e hidroponia livre de produtos químicos A AmpliAqua®️, uma empresa inovadora no campo da aquacultura, que combina aquacultura e hidroponia de forma sustentável, anunciou, em abril, a sua instalação no...

Ampliaqua

Banda Ya Voltagem anuncia Lançamento de Novo Single “Faz de Conta”

A banda de pop eletrónico Ya Voltagem anunciou a primeira e mais recente criação com o lançamento do novo single “Faz de Conta” para meados de maio. Faz de Conta gira em torno de uma história que retrata a incapacidade de amar por parte de duas pessoas “por não...

banda