Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C
20° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
19° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C

Antigas Escolas Primárias da Nazaré exibem novo mural de arte

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um novo mural nasceu numa das fachadas da Escola Primária da vila, atualmente ao serviço da Escola Profissional da Nazaré. É da autoria de Tamara Alves e YZ Yseult Digan A antiga fachada branca das antigas escolas de ensino básico da praia da Nazaré, voltada para uma das vias rodoviárias mais movimentadas, deu lugar a […]

Um novo mural nasceu numa das fachadas da Escola Primária da vila, atualmente ao serviço da Escola Profissional da Nazaré. É da autoria de Tamara Alves e YZ Yseult Digan

A antiga fachada branca das antigas escolas de ensino básico da praia da Nazaré, voltada para uma das vias rodoviárias mais movimentadas, deu lugar a um novo mural, da autoria de Tamara Alves e YZ Yseult Digan.

A peça colaborativa de Tamara Alves e YZ, artistas reconhecidas pelo domínio da pintura e do desenho, é um diálogo concretizado num grande mural, combinando as suas diferentes linguagens numa só.

“Em termos de conceito, a inspiração reside na Nazaré e nas suas tradições, nomeadamente, a tradição centenária do peixe seco. Esta tradição pode estar em risco e acreditamos que expô-la a todas as pessoas poderá ajudar a sensibilizar para a preservação da mesma”, refere o projeto de Arte de Rua, Underdogs.

A peça, agora concluída, “surge com a intenção de ser uma extensão da exposição permanente do Centro Cultural da Nazaré, com a essência e informação sobre a preservação e promoção da tradição do peixe seco. A peça é dívida. Do lado esquerdo apresenta-se a intervenção da artista francesa, YZ, que pintou o retrato de uma das vendedoras de peixe seco na Praia da Nazaré. Do lado direito, a artista portuguesa, Tamara Alves, pintou a outra metade da face, uma figura feminina jovem, sem identidade. As duas metades, representam a relação entre as tradições antigas e as novas gerações.

YZ procura questionar a perda das tradições ancestrais e o que seria o presente e o futuro se estas tradições se mantivessem tão ativas. Por sua vez, Tamara Alves representa as novas e futuras gerações, as que já nasceram num mundo com mais oportunidades, onde existe a preocupação de criar novas narrativas e onde as mulheres têm o controlo das suas escolhas.

Esta manifestação artística surge no âmbito da Temporada Cruzada 2022 da Underdogs e do seu projeto “(sem) fronteiras”, um programa de arte pública desenvolvido em parceria com o Instituto Francês, que é um hino ao intercâmbio entre os dois países, apontando no sentido de um espaço europeu que estimule o estabelecimento de relações recíprocas entre pessoas e ideias.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

CDU contra legalização de obra

O executivo camarário aprovou, em reunião extraordinário, o licenciamento de um prédio na Rua António Carvalho Laranjo e Rua Dr. José Maria Carvalho Júnior, mas a CDU, além de votar contra, enviou às redações, um comunicado, a mostrar a sua indignação para com este...

458930152 8399664390056009 8824891600177381046 n

Município reivindica expansão da rede de infraestruturas de ensino

O Município da Nazaré estima em mais de 2 milhões de euros,o valor necessário para adequar as infraestruturas de ensino do concelho às necessidades da comunidade educativa. Numa moção aprovada em reunião de câmara, o executivo explica que esse investimento é...

358349734 666086718897162 4260403951095827850 n