Oposição unida contra alteração ao Regimento da Assembleia Municipal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A alteração ao Regimento da Assembleia Municipal da Nazaré que estipula o tempo atribuído a cada um dos eleitos gerou controvérsia e precisou do voto de qualidade do presidente daquele órgão para ser aprovado. PSD, CDU e Bloco de Esquerda votaram contra a proposta de alteração ao regimento da assembleia, mas a iniciativa passou com […]

A alteração ao Regimento da Assembleia Municipal da Nazaré que estipula o tempo atribuído a cada um dos eleitos gerou controvérsia e precisou do voto de qualidade do presidente daquele órgão para ser aprovado.

PSD, CDU e Bloco de Esquerda votaram contra a proposta de alteração ao regimento da assembleia, mas a iniciativa passou com os votos do PS.

Numa nota à imprensa, o Bloco de Esquerda afirma que “depois da votação deste ponto, continuamos com o Regimento que soube evoluir com o tempo, mas que o PS fez com que regredisse no seu fundamento base, a igualdade de intervenção”.

“A proposta do PS de passar o uso da palavra de um princípio de igualdade para um princípio de proporcionalidade só tem um objetivo, cortar o tempo de antena da oposição e aumentar a visibilidade do executivo”, acusa o BE.

Ainda de acordo com os bloquistas, nunca o PS nunca propôs a proporcionalidade enquanto oposição ao PSD, nem nos primeiros 8 anos de mandato enquanto força governativa da Câmara.

“Esta proposta aparece agora, devido ao resultado autárquico, porque o PS perdeu votos para os partidos à sua esquerda, ficou por um triz a perda da maioria na Assembleia Municipal. Perdeu uma Junta de Freguesia, porque o facto de as assembleias terem maior visibilidade, também dá maior visibilidade à oposição e ao seu trabalho”, acusa o Bloco de Esquerda, acrescentando que “do Regimento mais progressista do Distrito passamos para um regimento igual a todos os outros, democrático, mas encolhido”.

Do lado da CDU, ainda durante a sessão da Assembleia, Samuel Fialho acusou a maioria que “querer silenciar a oposição”, afirmando que a associação dos tempos de intervenção à representação que cada partido tem naquele órgão fiscalizador “é uma clara intenção de dar palco ao senhor presidente da Câmara”.

Por sua vez, o PSD, através de Tânia Gandaio, falou em injustiça na decisão do “presidente da Câmara ter mais tempo do que os deputados”, acrescentando que os deputados foram eleitos “para fiscalizar”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

João Delgado é o candidato pela CDU à Câmara Municipal da Nazaré

A CDU da Nazaré anunciou a escolha de João Paulo Quinzico Delgado como seu cabeça-de-lista para a Câmara Municipal da Nazaré nas próximas eleições autárquicas.  “Com uma trajectória marcada pela liderança cooperativa — enquanto Presidente do Conselho de...

Joao Delgado