Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
14° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 13° C
13° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 12° C

Empresa de Alcobaça cria ovo 100% vegetal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma empresa de Alcobaça da área da investigação e desenvolvimento alimentar, liderada por Daniel Abegão, criou um ovo 100% vegetal, que pode ser usado na alimentação ou na indústria pasteleira, mantendo o sabor e o aroma do ovo tradicional das galinhas. O novo produto deverá chegar ao mercado até junho e vários clientes da Europa, […]

Uma empresa de Alcobaça da área da investigação e desenvolvimento alimentar, liderada por Daniel Abegão, criou um ovo 100% vegetal, que pode ser usado na alimentação ou na indústria pasteleira, mantendo o sabor e o aroma do ovo tradicional das galinhas.

O novo produto deverá chegar ao mercado até junho e vários clientes da Europa, África, EUA e Brasil já manifestaram o seu interesse.

Daniel Abegão, administrador e responsável técnico do CFER – Centre for Food Education & Research, localizado em Alcobaça, explicou à agência Lusa que o seu produto “mimetiza o ovo, no seu sabor, no seu aroma, na sua nutrição. Conseguimos criar um produto 100% a partir de extratos vegetais, que faz ovos mexidos deliciosos, faz boas omeletes e tem utilização em padaria e pastelaria”.

Ainda segundo o investigador, o novo produto foi criado a partir da soja – planta que possui “propriedades físico-químicas que lhes permitem substituir o ovo e imitá-lo, também em termos da sua forma de confeção” – incorpora outros extratos vegetais, resultando num produto “que parece ovo, cheira a ovo, sabe a ovo, mas que não é ovo”.

Para o consumidor final, surgirá um novo produto semelhante ao ovo e “que não vai, de certeza absoluta, deixar saudades do ovo original da galinha”, seja vegetariano ou apenas adepto de uma alimentação mais saudável e mais sustentável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Troço do IC2 entre Rio Maior e Alcobaça está requalificado

A Infraestruturas de Portugal informou que foi concluída a empreitada de beneficiação do troço do IC2, com 20,3 quilómetros de extensão, entre o nó da Asseiceira, no concelho de Rio Maior, e a zona urbana de Freires, no concelho de Alcobaça. A intervenção envolveu...

“O Segredo da Lagoa Escura” Nuno Matos Valente vence Prémio Nacional

A obra “O Segredo da Lagoa Escura”, da autoria do escritor Nuno Matos Valente, residente em Alcobaça, foi a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), dedicada à literatura infantil e juvenil. A iniciativa é promovida pelo...

nuno matos valente