Q

Previsão do tempo

7° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C

Alunos do JI Bairro dos Pescadores deram início ao Projeto “Quero ir a pé para a escola” 2022

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A iniciativa do Município da Nazaré “Quero Ir a Pé para a Escola” para o atual ano letivo arrancou na quinta-feira, 5 de maio, com as crianças que frequentam o JI Bairro dos Pescadores. Este movimento de práticas saudáveis, dirigido a alunos e toda a comunidade educativa do Pré-escolar e 1.º ciclo das Escolas do […]

A iniciativa do Município da Nazaré “Quero Ir a Pé para a Escola” para o atual ano letivo arrancou na quinta-feira, 5 de maio, com as crianças que frequentam o JI Bairro dos Pescadores.

Este movimento de práticas saudáveis, dirigido a alunos e toda a comunidade educativa do Pré-escolar e 1.º ciclo das Escolas do Agrupamento, pretende estimular as crianças a fazerem o trajeto casa-escola a pé, acompanhados por um responsável (agentes educativos/desporto) e elementos das Forças de Segurança Pública (PSP ou GNR) para garantir a segurança do percurso a pé.

O combate à obesidade infantil e a promoção da atividade física, assim como a aprendizagem do viver a rua e o espaço urbano estão entre as finalidades desta iniciativa.

“As crianças que se deslocam constantemente de carro perdem a oportunidade de praticar uma atividade física saudável e ficam privadas de importantes capacidades cognitivas e sociais, relacionadas com a perceção do espaço público, com a autonomia e com a segurança”, explica o Gabinete de Educação do Município da Nazaré, responsável pela coordenação do projeto.

O Município pretende, com esta iniciativa, fomentar e disseminar as deslocações a pé, colocando este meio de deslocação no centro da vida quotidiana dos munícipes; cimentar hábitos de prática desportiva regular e informal junto da população em idade escolar; criar “corredores seguros” para as deslocações e desenvolver sinergias com agentes e entidades locais com vista à definição de estratégias adequadas que apelem ao envolvimento da comunidade (Associações de Pais, Agrupamento de Escolas, coletividades, vizinhos ou grupos de amigos).

Principais objetivos para as crianças: Proporcionar maior qualidade de vida; Promover uma melhor condição física; Incrementar autonomia individual;

Aumento da responsabilização; Assimilar atitudes e conceitos associados à segurança rodoviária.

Principais objetivos para as famílias: Incrementar o hábito de andar a pé; Reforçar a coesão social entre a comunidade educativa e população em geral; Economizar tempo diário; Principais objetivos para a Nazaré: Descongestionar o tráfego automóvel de uma forma geral; Reduzir o trânsito automóvel junto às escolas, proporcionando um nível superior de segurança para pedestres e condutores; Melhorar a qualidade ambiental.

Outras Vantagens:

Facilita a dinâmica entre as famílias dos alunos, num sentido prático de cooperação;

Ajuda a mudar crenças: é possível confiar o seu filho a outro adulto da comunidade escolar; a educação das nossas crianças acontece não apenas do lado de dentro dos muros da escola, mas em todos os espaços.

Ajuda a mostrar que, quanto mais nos comunicamos, mais podemos aproveitar o tempo e estreitar os vínculos.

Em breve, serão anunciadas novas datas para esta iniciativa municipal a decorrer nas restantes escolas do concelho.

O que dizem os estudos sobre os benefícios das práticas de mobilidade

Segundo os especialistas, tornar as crianças independentes no espaço público e autossuficientes em termos de mobilidade é determinante para a sua saúde psíquica e para o seu desenvolvimento psicossocial. Os estudos indicam que, as crianças do 1º ciclo do ensino básico que participam neste tipo de iniciativa, ganham maior autonomia, aumentam a sua capacidade de orientação no espaço público, adquirem noções importantes de segurança rodoviária, de cidadania e de respeito pelo espaço público, bem como noções importantes de sustentabilidade e saúde.

Caminhar em vez de usar o carro contribui ainda para um melhor ambiente, menos congestionamento à porta das escolas e menos carros mal-estacionados, pelo que o que se pretende é desencorajar o uso deste meio de transporte, com todos os problemas que ele tem associados, e replicar depois as estratégias adotadas para outras comunidades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Ohai Nazaré oferece atividades de Natal para as famílias

O Ohai Nazaré apresenta, de 16 a 18 de dezembro e 29 de dezembro a 1 de janeiro, atividades especiais dedicadas ao Natal. “Para que o espírito natalício envolva toda a família, a sexta-feira é o dia reservado para as sessões de cinema”, refere a organização. “E...

ohai nazare glamping 11

Alunos de Erasmus conhecem diversidade cultural europeia

Quatro alunos e dois professores da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio estiveram, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, em Bjelovar, na Croácia, para a quarta mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+"Long Live Cultural Diversity" (Viva a...

erasmus croacia