Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C

A Universidade Sénior da Nazaré inaugurou o trabalho “Resineiros de Fanhais”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Universidade Sénior da Nazaré inaugurou, no passado dia 13, no Museu Casa do Tempo, de Castanheira de Pêra, o trabalho “Resineiros de Fanhais” desenvolvido pela comunidade local, coordenado pelo Polo de Fanhais da Universidade Sénior, e integrado no projeto cultural Museu na Aldeia, criado pela Rede Cultura 2027, e cuja atividade se estenderá até […]

A Universidade Sénior da Nazaré inaugurou, no passado dia 13, no Museu Casa do Tempo, de Castanheira de Pêra, o trabalho “Resineiros de Fanhais” desenvolvido pela comunidade local, coordenado pelo Polo de Fanhais da Universidade Sénior, e integrado no projeto cultural Museu na Aldeia, criado pela Rede Cultura 2027, e cuja atividade se estenderá até ao final deste ano.

“Envolvidos em rede, conhecemo-nos, saímos do isolamento, ultrapassaram-se limites e receios, recuperaram-se tradições e memórias, criámos, unimos, partilhámos, … E descobrimos que, afinal Fanhais /Nazaré e Castanheira de Pêra tinham muito em comum: uma paisagem de pinheiros, fábricas onde se produziam os barretes e tecidos do traje da Nazaré… E até ondas “especiais””, escreve Dóris Santos, coordenadora do Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré, parceiro neste projeto Museu na Aldeia, acerca desta atividade, inaugurada ontem, e que finaliza a participação no projeto.

O Museu na Aldeia nasce do encontro entre uma equipa que inclui artistas, museólogos e sociólogos, a população idosa de 13 aldeias e 13 Museus do território da Rede Cultura 2027, para levar a cultura em modo de companhia aos idosos destas comunidades, colmatando isolamento e solidão.

Direcionado a idosos ainda autónomos, com mais de 65 anos, dos 26 municípios da Rede Cultura 2027, que vivem em ambientes rurais isolados e demograficamente mais reduzidos, que se encontram normalmente mais impedidos de aceder à Cultura.  A partir de objetos que os participantes têm em casa, refletiu-se a ideia de museu e de valor museológico. Por outro lado, e de forma gradual, um objeto de cada Museu é apresentado à comunidade, que o reinterpreta com a criação de um novo formato artístico a apresentar no Museu que cedeu a peça original.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Simulação de roubo de telemóveis para receber dinheiro do seguro

Um casal residente na Nazaré simulou um assalto para poder receber cerca de dois mil euros do seguro. Foram as contradições nos depoimentos que acabaram por desmontar a mentira e agora os dois vão responder por simulação de crime e possível tentativa de burla. O...