Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
18° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 31° C
17° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 30° C

Marca Nazaré em Seminário dedicado à reflexão sobre o futuro do setor desportivo em Portugal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A marca Nazaré foi uma das convidadas do Seminário dedicado ao desporto, as suas potencialidades e os impactos em áreas como a economia, educação e a qualidade de vida, que decorreu, no passado dia 18 de fevereiro, na Mealhada. Sob o tema “O desporto precisa de todos. Como?”, o evento juntou selecionadores nacionais, académicos, especialistas, […]

A marca Nazaré foi uma das convidadas do Seminário dedicado ao desporto, as suas potencialidades e os impactos em áreas como a economia, educação e a qualidade de vida, que decorreu, no passado dia 18 de fevereiro, na Mealhada.

Sob o tema “O desporto precisa de todos. Como?”, o evento juntou selecionadores nacionais, académicos, especialistas, técnicos e jornalistas do setor, que abordaram temáticas como: “O Desporto e a Educação”, “O desporto e os territórios intermunicipais”, “O dirigente Amador no desporto profissional” ou “Os municípios enquanto organizadores de desporto e de oferta desportiva

Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, foi um dos oradores do Painel 4 – Economia e Território, onde apresentou o caso da internacionalização da marca Nazaré.

O turismo foi, desde que iniciou o seu projeto autárquico, em 2013, um dos principais focos de intervenção, com a procura de soluções para esbater a sazonalidade da economia local, apostando na potencialidade do mar e do Canhão Submarino da Nazaré, mantendo vivas as marcas tradicionais, como o traje, a pesca, a gastronomia ou a religião.

O desporto é, também, uma das apostas de atuação, e “prova disso são os apoios aos clubes e à formação, ao desporto federado, e a projetos de alto rendimento”, mas também as infraestruturas, nas quais se têm feito investimentos com vista ao melhoramento do conforto e da oferta para potenciar, também, a prática de atividade desportiva.

“Os eventos desportivos são a marca mais internacional, e um fator de promoção da Nazaré, da Região Centro e do País” que surgiram na “lógica de quebrar sazonalidade e criar atratividade pelo desporto”.

O autarca explicou, ainda, que os grandes eventos desportivos contribuíram para uma forte comunicação internacional da marca, especialmente o Surf, fenómeno que puxou pelo debate sobre a transformação da vila numa referência do surf mundial e trouxe várias marcas ao local das ondas gigantes para a produção das suas campanhas publicitárias de produto.

“O surf de ondas grandes é um fenómeno, de 11 anos” e que este esteve na base do desenvolvimento de vários negócios locais e do crescimento do turismo, notório, entre outros aspetos, com a subida das vendas da marca Praia do Norte, detida pela Câmara, mas também pelo volume de visitantes ao Forte de São Miguel Arcanjo (1 milhão) e de utilizadores do Ascensor ( 1M) no período pré-pandemia, assim como pelas 120 nacionalidades registadas pelo atendimento e prestação de informação dos dois postos de turismo existentes.

“A ativação económica através do desporto é também a função disto tudo”, disse o autarca neste Seminário onde, através dos contributos deixados pelo painel de convidados, se procurou traçar o perfil atual do setor do desporto e alinhar orientações para o futuro.

O fenómeno desportivo é gerador de impactos a diversos níveis, nomeadamente económico, competitivo, social e na saúde. É, assim, de acordo com os oradores, um setor que pode introduzir e potenciar mudanças em diversos patamares da sociedade: do poder central às entidades operacionais e autárquicas, do setor público ao privado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Festas do Sítio de 4 a 8 de setembro no Parque Atlântico

As Festas do Sítio irão decorrer de 4 a 8 de setembro, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, com a organização de uma Comissão de Festas, que resulta do protocolo entre a Câmara Municipal, a ACISN, a Biblioteca de Instrução e Recreio, a Liga dos Amigos de...

Rui

Esterilização de animais de rua custou 20 mil euros

O Município da Nazaré investiu mais de 20 mil euros em esterilizações de animais que vivem nas ruas. No total, de acordo com números adiantados pelo vereador responsável pelo pelouro da Câmara Municipal, Salvador Formiga, foram esterilizadas 200 fêmeas e 150...

gatil22222