Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
16° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 20° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 22° C

Marca Nazaré em Seminário dedicado à reflexão sobre o futuro do setor desportivo em Portugal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A marca Nazaré foi uma das convidadas do Seminário dedicado ao desporto, as suas potencialidades e os impactos em áreas como a economia, educação e a qualidade de vida, que decorreu, no passado dia 18 de fevereiro, na Mealhada. Sob o tema “O desporto precisa de todos. Como?”, o evento juntou selecionadores nacionais, académicos, especialistas, […]

A marca Nazaré foi uma das convidadas do Seminário dedicado ao desporto, as suas potencialidades e os impactos em áreas como a economia, educação e a qualidade de vida, que decorreu, no passado dia 18 de fevereiro, na Mealhada.

Sob o tema “O desporto precisa de todos. Como?”, o evento juntou selecionadores nacionais, académicos, especialistas, técnicos e jornalistas do setor, que abordaram temáticas como: “O Desporto e a Educação”, “O desporto e os territórios intermunicipais”, “O dirigente Amador no desporto profissional” ou “Os municípios enquanto organizadores de desporto e de oferta desportiva

Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, foi um dos oradores do Painel 4 – Economia e Território, onde apresentou o caso da internacionalização da marca Nazaré.

O turismo foi, desde que iniciou o seu projeto autárquico, em 2013, um dos principais focos de intervenção, com a procura de soluções para esbater a sazonalidade da economia local, apostando na potencialidade do mar e do Canhão Submarino da Nazaré, mantendo vivas as marcas tradicionais, como o traje, a pesca, a gastronomia ou a religião.

O desporto é, também, uma das apostas de atuação, e “prova disso são os apoios aos clubes e à formação, ao desporto federado, e a projetos de alto rendimento”, mas também as infraestruturas, nas quais se têm feito investimentos com vista ao melhoramento do conforto e da oferta para potenciar, também, a prática de atividade desportiva.

“Os eventos desportivos são a marca mais internacional, e um fator de promoção da Nazaré, da Região Centro e do País” que surgiram na “lógica de quebrar sazonalidade e criar atratividade pelo desporto”.

O autarca explicou, ainda, que os grandes eventos desportivos contribuíram para uma forte comunicação internacional da marca, especialmente o Surf, fenómeno que puxou pelo debate sobre a transformação da vila numa referência do surf mundial e trouxe várias marcas ao local das ondas gigantes para a produção das suas campanhas publicitárias de produto.

“O surf de ondas grandes é um fenómeno, de 11 anos” e que este esteve na base do desenvolvimento de vários negócios locais e do crescimento do turismo, notório, entre outros aspetos, com a subida das vendas da marca Praia do Norte, detida pela Câmara, mas também pelo volume de visitantes ao Forte de São Miguel Arcanjo (1 milhão) e de utilizadores do Ascensor ( 1M) no período pré-pandemia, assim como pelas 120 nacionalidades registadas pelo atendimento e prestação de informação dos dois postos de turismo existentes.

“A ativação económica através do desporto é também a função disto tudo”, disse o autarca neste Seminário onde, através dos contributos deixados pelo painel de convidados, se procurou traçar o perfil atual do setor do desporto e alinhar orientações para o futuro.

O fenómeno desportivo é gerador de impactos a diversos níveis, nomeadamente económico, competitivo, social e na saúde. É, assim, de acordo com os oradores, um setor que pode introduzir e potenciar mudanças em diversos patamares da sociedade: do poder central às entidades operacionais e autárquicas, do setor público ao privado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça em destaque no “Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022”

Na edição de 2022 do “Prémio Cinco Estrelas Regiões” os portugueses escolheram as Cornucópias e as clínicas Physioclem e Policlínica como marcas de eleição do distrito de Leiria. O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a...

cornucopias

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol