Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 18° C
15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 19° C
13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 19° C

Executivo municipal aprova Voto de Louvor a Jaime Rocha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara da Nazaré aprovou um voto de louvor a Jaime Rocha, jornalista e escritor, que nasceu em 1949, na Nazaré. “Esta figura marcante da literatura nacional merece o todo reconhecimento e ovação por parte desta Câmara, propondo a CDU que na pessoa do Jaime Rocha seja também refletida a valorização que queremos fazer da […]

A Câmara da Nazaré aprovou um voto de louvor a Jaime Rocha, jornalista e escritor, que nasceu em 1949, na Nazaré.

“Esta figura marcante da literatura nacional merece o todo reconhecimento e ovação por parte desta Câmara, propondo a CDU que na pessoa do Jaime Rocha seja também refletida a valorização que queremos fazer da Cultura e de quem a produz”, refere o texto de suporte ao voto de louvor, apresentado pelo vereador João Paulo Delgado.

Numa entrevista dada, em 2020, a Tiago Alves da Costa, o entrevistador descrevia o autor como “um homem discreto. Quando nos aproximamos dele sentimos uma serenidade cálida, ao mesmo tempo inquieta, própria de quem trabalha os difíceis materiais da palavra. A sua voz é das mais vigorosas da literatura portuguesa contemporânea. Singular na plasticidade e no rigor lírico, para ele não há poema que não se abra como uma ferida, esse poema talhado à medida do desastre, farejando a cidade e o mar, a vida e a morte, e que nos faz quem sabe experimentar uma possibilidade inédita de existirmos.”

A CDU refere que Jaime Rocha é um homem “profundamente marcado pelo assombro do mar e pela Nazaré como palco permanente da trágico-comédia da vida diária, com os contornos e especificidades de uma vila piscatória dos anos da sua juventude, esta marca d´água acompanha-o pelo resta da sua vida plasmando-a na imortalidade da sua magnífica obra literária”.

Jaime Rocha estudou na Faculdade de Letras de Lisboa. Viveu em França nos últimos anos da ditadura. Publicou o primeiro livro, de poesia, em 1970. Para além de jornalista, tem uma vasta obra editada nos domínios da poesia, da ficção e da dramaturgia.

Entre outras iniciativas comemorativas, Jaime Rocha comemorou os seus 50 anos de vida literária no Teatro Nacional Dona Maria II.

Foi galardoado com o prémio de Ficção do PEN Clube em 2008 e com o Prémio de Poesia do PEN Clube em 2011.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apreensão de mais de meia tonelada de pescada subdimensionada

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) apreendeu 560 quilos de pescada branca subdimensionada, no Porto de Pesca da Nazaré. No âmbito de uma ação de fiscalização, do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, realizada no passado dia 6 de setembro, que visava...

pescada 1