Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Exposição do Carnaval no Centro Cultural da Nazaré de 5 de fevereiro a 6 de março

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Sob o tema “É d’çeda a nossa gente”, a exposição mostrará, em imagem, como se vive uma das festas populares mais aguardadas do ano.

Sob o tema “É d’çeda a nossa gente”, a exposição mostrará, em imagem, como se vive uma das festas populares mais aguardadas do ano.

A exposição dedicada ao Carnaval da Nazaré estará no Centro Cultural da Nazaré de 5 de fevereiro a 6 de março.

Resultante do trabalho de pesquisa e recolha pelo Gabinete de Património e Cultura, a mostra apresenta ao público, em imagens e documentos, a forma como se vive uma das festas populares mais aguardadas do ano pelos habitantes.

O programa da mostra conta com uma Conversa sobre duas datas marcantes deste evento: o São Brás e o Sábado Magro, a 18 de fevereiro, e outra sobre a festividade do Carnaval, no dia 25 de fevereiro. Ambas as ações ocorrerão às 21h30, e terão transmissão online pelo facebook da Câmara Municipal.

O trabalho documental e fotográfico pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h00-13h00 e 14h00-17h30; e aos fins de semana das 10h00-13h00 e 14h00-18h00.

Sobre Exposição “É d’çeda a nossa gente”

Na Nazaré, o período carnavalesco é de efervescência coletiva. Todo um povo, uma terra, sem limites de idade ou distinção de sexo, se levanta, se mascara, passeia e exibe em qualquer espaço aberto, nas ruas, nas praças, ou em espaços fechados, nos salões de baile, simultaneamente, de si para si, num tempo de folguedo, que nesta localidade só conhece um limite: a madrugada de 5ª feira.

Este ano, mais uma vez, o carnaval fica como que em suspenso, e isso para esta comunidade não é muito fácil de aceitar.

Não há Carnaval este ano, outra vez! Ouvimos na rua, nos cafés e nas conversas entre amigos. O carnaval faz-nos falta, é o período do ano em que expiamos os demónios, em que rimos de forma desgarrada, em que comemos, bebemos em abundância, é tempo de aproveitar a vida, e aqueles que estão a brincar e a gozar o carnaval ao nosso lado.

Sim, faz-nos muita falta o Carnaval, sem esta festa parece que o ano não corre da mesma forma, tudo fica um pouco menos colorido e risonho. O bichinho do carnaval continua dentro de cada um de nós, e anseia festejar! Quando chega o final do mês de dezembro começamos a pensar nos fatos, nos tecidos, nos convívios, nos grupos, enfim… e cá dentro, da alma, há aquele sentimento, aquele desejo para que ele venha rápido e já… mas infelizmente o vírus não deixa.

Vamos viver, mais uma vez, um carnaval diferente, mas cá dentro o bichinho do carnaval mexe todos os dias, todas as horas, ansioso para que o carnaval pró ano se realize com todo o seu esplendor e alegria.

Desta forma, decidimos levar a cabo esta exposição como forma de tentar amenizar as saudades desta nossa e grande festa.

A exposição de Carnaval recebeu o título “É d´çeda a nossa gente”, retirado de uma marcha geral de 1985, com letra de José Maria Barros Carepa e música de Porfírio Laborinho, com que se pretende retratar o fervor que esta comunidade sente pela festa, que lhes vive na alma.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga