A Confraria do Frango na Púcara apresentou no passado sábado, 5 de fevereiro, o seu traje oficial, da autoria da designer Conceição Cabral e cujo logótipo conta com a assinatura do escultor José Aurélio.
De acordo com o mestre da Confraria, Luís Guerra Rosa, o traje foi inspirado na atividade da caça da perdiz, já que o surgimento da iguaria está relacionado diretamente com uma anterior receita – a perdiz na púcara.
O mesmo explica que, nos anos 50, os caçadores que paravam no restaurante Corações Unidos “vinham munidos de perdizes” e solicitavam que as cozinhassem. Posteriormente, e com a escassez das perdizes, a proteína foi substituída pelo frango, já que “é um prato muito mais acessível”.
Com a oficialização do traje, o grupo já pode convidar outras confrarias gastronómicas nacionais para a realização, em Alcobaça, de o “Capítulo” – uma espécie de assembleia de confrarias.
Fundada, formalmente no dia 25 de janeiro de 2020, no Cartório Notarial de Alcobaça, a Confraria do Frango na Púcara, partiu da ideia de um grupo de amigos alcobacenses que se reunia em convívios onde não faltava o famoso prato.
A associação nasceu com o objetivo de valorizar e divulgar o património gastronómico e eno-gastronómico da região de Alcobaça, através da promoção de encontros e convívios e da dinamização de atividades sociais, recreativas e culturais – nomeadamente conferências e passeios culturais.
0 Comentários