Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C
22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 23° C

Ministério da Agricultura investe 8 milhões na modernização do aproveitamento hídrico dos campos agrícolas da Cela

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, inaugurou, terça-feira, dia 7 de dezembro, as obras de modernização do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela.

Este sistema hidroagrícola, construído nos finais dos anos 30, abrange 454 hectares de solos vocacionados para a produção de culturas hortícolas (45%) e frutícolas (35%), com forte vocação para a exportação. É gerido pela Associação de Beneficiários da Cela, que representa 450 associados.

A rede atual, com mais de 20 km de extensão que abastecem 500 hectares, irá assegurar o abastecimento de água a mais de 600 parcelas. O investimento de 8 milhões de euros visou a modernização de um sistema de rega com cerca de oito décadas, e teve na sua base a eficiência hídrica.

De acordo com Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), com a substituição dos canais de rega por condutas fica assegurada uma eficiência mínima hídrica de 25 a 30%.

Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara de Alcobaça, disse que a obra inaugurada é o “resultado do esforço, dedicação e capacidade de empreendedorismo dos que compõem a associação”, que tem sido “uma bandeira de todo o concelho”, nomeadamente através do cultivo e manutenção de “um dos solos mais férteis do país”.

“As grandes marcas agrícolas da região como a Maçã de Alcobaça, entre outros produtos, crescem aqui neste regadio e acabam nas casas de muitas famílias portuguesas e estrangeiras. Esta requalificação irá permitir alimentar muitas mais. Com este investimento estamos a caminhar a passos largos para agricultura verde, com maior sustentabilidade e eficiência energética e hídrica. As tradições agrícolas implementadas nestas terras pelos monges cistercienses são hoje evocadas e devidamente honradas com esta requalificação que dará mais alento ao nosso setor agrícola e à economia local”, concluiu Hermínio Rodrigues.

Por sua vez, o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, destacou a importância desta modernização no contexto atual de “alterações climáticas e de discussão da disponibilização de água nas futuras décadas” como um “momento marcante na vida desta associação”.

“Marcamos, com esta inauguração, um momento no presente e futuro destes agricultores dos dois concelhos, e principalmente na qualidade dos produtos agrícolas desta região, que tanto têm contribuído para a internacionalização destes territórios”.

A ministra da Agricultura destacou a importância do investimento que inaugurou para um setor relevante para a economia nacional e “coesão territorial”, e disse que a modernização do sistema de rega “irá dar um novo fôlego a este desenvolvimento agrícola deste território.”

“É um investimento a que damos a maior importância”, disse Maria do Céu Antunes, acrescentando que no contexto da pandemia a agricultura nacional mostrou que “é resiliente, capaz de se adaptar aos tempos e aos problemas, dando resposta cabal às necessidades dos portugueses, que a valorizaram, consumindo mais produtos nacionais”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Fábio Porchat vai atuar no CCC

O comediante brasileiro Fábio Porchat vai atuar, a 6 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão por Portugal.

pochat

Primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam quebra de 30%

As primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam menos 30% de produção do que num ano normal – algo que o presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, associa às alterações climáticas. Goradas as expectativas de recuperação das quantidades perdidas...

macas