Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 16° C

Inaugurada escultura “Traineira” em rotunda de Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito do programa "Novembro, Mês do Mar", foi inaugurada em Peniche, no passado dia 17, a escultura “Traineira”, da autoria do artista Miguel Neves de Oliveira.

A peça escultórica, instalada na rotunda da Avenida do Porto de Pesca junto à entrada da infraestrutura portuária, foi desenvolvida ao abrigo do projeto intermunicipal “Territórios com História”, que congrega os municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche.

Tendo como pano de fundo a evocação da tradição de construção e manutenção naval, o escultor Miguel Neves Oliveira foi desafiado pelos três municípios para a criação artística de três embarcações com base nas memórias afetivas dos pescadores de cada localidade – o Dóri, o Moliceiro e a Traineira.

Esta peça pretende ser um veículo de expressões, memórias e imagens relacionadas com a faina associada a cada embarcação, trabalhadas na perspetiva artística de Miguel Neves Oliveira. Após a inauguração do “Dóri” na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, e do “Moliceiro”, na Murtosa, foi a vez de Peniche acolher a recriação da sua traineira.

Os três concelhos estão ligados pela temática do mar e pelo que representa nas histórias locais, associadas à pesca longínqua, costeira e lagunar. É este passado comum, ainda presente nos dias de hoje nas atividades económicas, nas práticas, costumes e tradições de cada um destes territórios, que serve de base ao desenvolvimento deste projeto que congrega estes municípios numa rede de programação cultural no domínio artístico e do conhecimento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Natal visitado por 50 mil

O Óbidos Vila Natal encerrou as suas portas no passado dia 2 de Janeiro com um balanço positivo. O evento foi visitado por cerca de 50 mil pessoas, nomeadamente famílias, ao longo de 34 dias, estando aberto todos os dias ininterruptamente, durante todo o mês de Dezembro, embora limitado na sua lotação a mais de metade da sua capacidade.

vila natal

Farmácias da Nazaré administram gratuitamente vacinas contra a gripe

O Município da Nazaré assinou o “Protocolo de Cooperação para a Administração de Vacinas contra a Gripe – Contingente SNS” com a Associação Nacional de Farmácias e a Farminveste que, até ao final do mês de março de 2022, irá permitir a administração de um máximo de 600 vacinas. A Câmara irá suportar os custos de 600 vacinas contra a gripe sazonal, que serão administradas nas farmácias aderentes.

31976 vacina