Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C

Inaugurada escultura “Traineira” em rotunda de Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito do programa "Novembro, Mês do Mar", foi inaugurada em Peniche, no passado dia 17, a escultura “Traineira”, da autoria do artista Miguel Neves de Oliveira.

A peça escultórica, instalada na rotunda da Avenida do Porto de Pesca junto à entrada da infraestrutura portuária, foi desenvolvida ao abrigo do projeto intermunicipal “Territórios com História”, que congrega os municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche.

Tendo como pano de fundo a evocação da tradição de construção e manutenção naval, o escultor Miguel Neves Oliveira foi desafiado pelos três municípios para a criação artística de três embarcações com base nas memórias afetivas dos pescadores de cada localidade – o Dóri, o Moliceiro e a Traineira.

Esta peça pretende ser um veículo de expressões, memórias e imagens relacionadas com a faina associada a cada embarcação, trabalhadas na perspetiva artística de Miguel Neves Oliveira. Após a inauguração do “Dóri” na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, e do “Moliceiro”, na Murtosa, foi a vez de Peniche acolher a recriação da sua traineira.

Os três concelhos estão ligados pela temática do mar e pelo que representa nas histórias locais, associadas à pesca longínqua, costeira e lagunar. É este passado comum, ainda presente nos dias de hoje nas atividades económicas, nas práticas, costumes e tradições de cada um destes territórios, que serve de base ao desenvolvimento deste projeto que congrega estes municípios numa rede de programação cultural no domínio artístico e do conhecimento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica

Maior aumento no preço de arrendamento das casas registado em Alcobaça

No distrito de Leiria, Alcobaça, Nazaré e Leiria atingem o patamar dos Mil euros, por mês, na renda média O Imovirtual, portal imobiliário de referência, divulgou, no final de outubro, o seu barómetro relativo à evolução dos preços médios anunciados de arrendamento...

rotunda