Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
18° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Centro de Saúde da cela vai ser agregado pela Unidade Familiar pedro e Inês

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O processo que vai permitir a incorporação do Cento de Saúde da Cela pela unidade Pedro e Inês de Alcobaça deverá ficar concluído até ao final do ano. A garantia foi deixada por Ana Pisco, a diretora do ACES Oeste Norte, aos presidentes da Câmara de Alcobaça e da Junta de Freguesia.

O autarca da Cela, Paulo Eusébio, tinha proposto a agregação a Ana Pisco no verão passado depois dos responsáveis da USF Pedro e Inês terem mostrado disponibilidade para assumirem a unidade da Cela, devido à recorrente falta de médicos, que se agravou com a passagem à reforma do médico que ali dava consultas, em junho.

“O Presidente da Câmara teve uma reunião com a presidente do ACES, Ana Pisco, que garantiu uma solução até ao final do ano”, segundo Paulo Mateus, acerca de um problema que deixou, desde a reforma do único médico que servia a unidade local, muitos utentes sem acesso a cuidados básicos, como as consultas de diabetes ou tensão arterial, bem como a prescrição de exames de diagnóstico ou receituário.

O reforço de médicos não é esperado naquela extensão: “Até ao final do ano, os utentes vão ser atendidos pelo único médico ali instalado”.

No verão, quando o problema foi apresentado ao Aces Oeste-norte, a diretora recusou assinar a documentação para que o processo avançasse, alegando, na altura, que o assunto era da competência da (ARSLVT).

Entretanto, no passado dia 9, dezenas de utentes do Centro de Saúde da Cela juntaram-se numa vigília como forma de protesto pela falta de médicos, tendo decidido agravar o protesto se o documento da incorporação do Centro de Saúde da Cela na USF Pedro e Inês não fosse assinado rapidamente.

Os utentes ameaçaram transferir os protestos para a porta do ACES Oeste Norte, nas Caldas da Rainha.

Após a manifestação de força, Ana Pisco informou os autarcas de Alcobaça que o processo iria avançar e que no início de próximo ano a Extensão de Saúde de Cela, passaria para a USF Pedro e Inês.

A Extensão de Saúde de Cela tem um total de 3.126 utentes inscritos, dos quais só 605 têm médico de família atribuído.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo

Abertos concursos públicos para requalificação do Mosteiro de Alcobaça

Em sede de reunião de câmara realizada, no passado 27 de janeiro, nos Paços do Concelho, foi aprovada por unanimidade a abertura de três concursos públicos destinados à requalificação do Mosteiro de Alcobaça. Ao todo, estas empreitadas representam um investimento...

alcobaca