Ciclo “Fronteiras” do Cister Música passou pela Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quatro espetáculos em vários concelhos da região Oeste, de 24 de outubro a 30 novembro, numa organização do Clube Alcobacense com produção da ABA - Banda de Alcobaça - Associação de Artes

Promovido pelo Clube Alcobacense, ao abrigo do programa Garantir Cultura, o Cistermúsica inaugurou, no passado domingo, 24 de outubro, um novo ciclo intitulado “Fronteiras”, que tal como o nome sugere, propõe cruzamentos artísticos e diálogos musicais a partir de obras de compositores contemporâneos.

O primeiro espetáculo decorreu no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro com a apresentação de La Vida Secreta, uma ópera de bolso interpretada pelo Ensemble Darcos e cantada em castelhano pela soprano espanhola Conchi Moyano, retratando o mundo surreal do pintor espanhol Salvador Dalí através dos olhos da sua companheira-musa Gala.

No passado domingo, dia 31 de outubro, foi a vez do Cine-Teatro da Nazaré receber o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa com um concerto intitulado Rio do Tempo – Música Nova, e cujo repertório integra obras de Alexandre Delgado, Anne Victorino d’Almeida, Carlos Marecos, Jorge Peixinho e Luciano Berio, sob a direção de Rui Pinheiro.

Já em novembro, dia 28, às 16h00, no Átrio da Câmara Municipal de Alenquer, o GISBA – Grupo de Instrumentistas de Sopro da Banda de Alcobaça apresentará um programa de Homenagens a compositores como Ígor Stravinsky, Eurico Carrapatoso, Claude Arrieu e György Ligeti.

O “Fronteiras” terá a sua conclusão no dia 30 de novembro, em local e horário a anunciar, com o ensemble de percussão Drumming GP. Diálogos com Philip Glass pretende contrapor o universo estético deste compositor norte-americano ao suscitado por obras de alguns dos mais conceituados compositores portugueses contemporâneos, tais como Daniel Bernardes, Miguel Oliveira e José Alberto Gomes.

Programação regular do Cistermúsica acolhe a Orquestra Sem Fronteiras e nova ópera de marionetas protagonizada pela companhia alcobacense S.A. Marionetas em parceria com a Orquestra Filarmonia das Beiras

Como comprova a realização do referido ciclo “Fronteiras”, não é só no verão que se pode ouvir (e ver) obras que são “Um clássico para todos”. O Cistermúsica, cuja principal atividade se traduz no Festival de Música de Alcobaça, assume-se cada vez mais como uma plataforma regular de programação musical com propostas ao longo de todo o ano. Neste sentido, o Cistermúsica apresenta a 5 e 7 de novembro mais dois grandes espetáculos em Alcobaça que prometem novas experiências cénicas e sonoras.

O primeiro será no dia 5 de novembro, às 21h30, pela Orquestra Sem Fronteiras (OSF) que sobe ao palco do Refeitório do Mosteiro de Alcobaça para interpretar obras de Antonio de Cabezón, John Cage, Pablo Bruna, Jordan Nobles, Joan Cabanilles e Terry Riley, sob a direção de Martim Sousa Tavares e a presença do solista espanhol Joan Seguí Mercadal no órgão positivo.

Alternando o repertório clássico para órgão a solo com obras vanguardistas para ensemble alargado e explorando um rico leque de timbres e possibilidades expressivas, este é um concerto imersivo onde o público pode construir a sua própria experiência sonora. Sediada em Idanha-a-Nova, a OSF é um projeto que pretende apoiar e fixar o talento jovem no interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico.

Finalmente, a 7 de novembro, às 18h00, o Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro recebe a ópera de marionetas El Retablo de Maese Pedro, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direção de Rita Castro Blanco, e a S.A. Marionetas. Esta produção integra ainda a programação do festival Books & Movies e resulta de uma parceria do Cistermúsica com o Festival Música em Leiria e os Festivais de Outono da Universidade de Aveiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222