Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 17° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 18° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 18° C

Socialista Walter Chicharro toma posse do último mandato à frente da Câmara da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Walter Chicharro conta com todos para governar o quadriénio

Decorreu, no sábado, 9 de outubro, a cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos, durante a qual tomaram posse os membros da Câmara e Assembleia Municipal da Nazaré.

Walter Chicharro tomou posse do seu terceiro mandato como presidente da Câmara da Nazaré.

O seu discurso de tomada de posse, recordou os resultados das Autárquicas 2021. “O PS conseguiu maioria absoluta na Câmara Municipal e nas Freguesias da Nazaré e Famalicão. Na Assembleia Municipal temos uma maioria que nos acrescenta responsabilidade de gestão. Já na freguesia de Valado dos Frades, os eleitores decidiram mudar. É uma posição que respeitamos e que já parabenizamos o projeto vencedor”.

O PS elegeu quatro vereadores à Câmara Municipal, o PSD dois, e o PCP-PEV um, nas eleições autárquicas, que decorreram a 26 de setembro.

Para a Assembleia Municipal, o PS elegeu 10 deputados, o PPD/PSD, que foi a segunda força mais votada, conquistou sete lugares, o PCP-PEV três mandatos, e o BE um. Neste órgão municipal têm assento por inerência os presidentes das juntas de freguesia eleitos.

“Não direi que era o resultado que esperássemos, principalmente depois do esforço financeiro que este executivo fez na área da freguesia do Valado, mas também sei que a decisão dos eleitores é baseada em escolhas de pessoas e não em escolhas de partidos, pelo que iremos, naturalmente, respeitar a escolha dos Valadenses”, disse o socialista durante a sessão de tomada de posse do seu último mandato como presidente do Município da Nazaré.

Walter Chicharro recordou o trabalho realizado ao longo dos últimos 8 anos e disse que este feito com base na auscultação das freguesias, no equilíbrio das finanças da Câmara, com a redução de dívida (46 milhões de euros) “em vários milhões, cerca de 14/15 Milhões de euros” e a sua renegociação, com melhores taxas de juro, “o que nos permite sair de uma agonia permanente na gestão dos pagamentos diários”.

O autarca enumerou, em seguida, os investimentos realizados no espaço público e nas iniciativas “para potenciar as acessibilidades e a atratividade do território”, como a conclusão da AAE/ALE de Valado dos Frades.

“Um sucesso que já nos obrigou a programar o alargamento da atual área de acolhimento empresarial e a programar a instalação de uma ALE em Famalicão”.

O novo Centro Escolar de Famalicão, o novo centro de saúde da Nazaré e os grandes eventos internacionais, tais como o Campeonato Mundial de Bodyboard, o Campeonato de Free Ride, o Europeu de sub16 de Andebol de Praia, o Nazaré Challenge, o Arena 1000 ou a Euro Winners Cup, foram outras inovações de 8 anos de governação.

“Conseguimos tornar-nos numa referência na organização de eventos de mar e praia que dinamizam a nossa economia e a nossa sociedade. Eventos que, com baixos custos para o Município, trazem um gigante retorno económico para toda a economia local”.

Sobre os próximos 4 anos, o Presidente da Câmara disse que, de todos os desafios traçados, a implementação da Estratégia Local de Habitação será o maior. “Só criando condições para fixar no nosso concelho os mais jovens podemos assegurar um desenvolvimento sustentável para o futuro”, disse.

A atração de mais empresas, e a expansão da Área de Localização Empresarial (ALE) de Valado dos Frades e a criação da ALE de Famalicão, a instalação de uma Start Up em Valado dos Frades e de um Centro de inovação do mar, em projeto para a sede do concelho, assim como a construção do Ascensor da Pederneira, da nova estrada de acesso à Praia do Norte, e o reforço do investimento na manutenção e conservação da rede viária em todo o concelho são outras metas para o novo mandato.

A mobilidade e a criação de mais espaços de estacionamento são também as grandes apostas do novo mandato.

“A construção do novo parque no atual espaço da feira e com a construção de um parque subterrâneo no mercado municipal, espaço que será também requalificado, mas também com a construção do parque de estacionamento da Quinta do Campo, como forma de apoio à zona central de Valado dos Frades”.

A redes de água e de saneamento serão, igualmente, alvo prioritário de investimento de um mandato que poderá anunciar algum alívio nos impostos cobrados aos munícipes.

“Queremos baixar os níveis de endividamento para o valor que nos permite baixar impostos, tarifas e taxas municipais, onde se inclui, naturalmente a tarifa da água. Reforço que é minha intenção reduzir impostos o mais breve possível”.

Para o interior do partido, Walter Chicharro enviou alguns recados, dirigidos aos seus futuros sucessores.

“Também sei que é difícil lutar contra oposições internas e externas, umas mais visíveis do que outras. Mas a verdade é que a lealdade aos habitantes deste concelho é e sempre será a minha premissa principal e é por eles que vou continuar a lutar, esteja onde estiver.

E espero que seja essa a premissa de quem me ambiciona suceder”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Bigger Than Life” considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo

O vídeo promocional do município da Nazaré – “Bigger Than Life”, foi considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo, na categoria ‘Cidade’. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de novembro, no 36.º World Tourism Film Awards, que decorreu em...

doc

Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça aprovado

Os Documentos Previsionais 2025 da Câmara Municipal de Alcobaça e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, foram submetidos à votação pelo executivo camarário, no dia 29 de novembro, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária. O Orçamento da Câmara Municipal de...

CMA

Comissão de Agricultura e Pescas do Parlamento visitou Porto da Nazaré

A Câmara Municipal anunciou que está a preparar o Plano Estratégico e Ordenamento das áreas não afetas à pesca. A Comissão de Agricultura e Pescas efetuou, no passado dia 4, uma visita de trabalho ao Porto da Nazarél, para conhecer os seus êxitos, potencialidades e...

comissao