“Consideramos importante rentabilizar as equipas, aproximando a ADR-SU ao Serviço de Urgência Geral, e possibi-litando assim a libertação de espaço físico, para recuperar e reforçar a nossa resposta noutras áreas médicas, afetadas com a pandemia e com algumas medidas implementadas no CHL”, reforça o presidente do Conselho de Administração.
O projeto tem o valor base de 670 mil euros, com um período de execução previsto de seis meses, e o concurso público encontra-se aberto até dia 14 de ou-tubro. A intervenção tem como prioridades a segurança do doente e dos profissionais, a eficiência operacional e a garantia da qualidade dos cuidados prestados.
“Com a expectativa que a pandemia de Covid-19 se torne numa doença endémica, continuamos a considerar necessário manter o controlo das doenças respiratórias”, salienta Licínio de Carvalho. “A área de intervenção servirá para garantir a disponibilidade no SUG de um circuito autónomo de atendimento para resposta a eventuais doenças que impliquem no futuro uma área separada, de forma a proteger os profissionais e os doentes, seja por um surto pandémico, ou por outro tipo de atendimento”, acrescenta o presidente do Conselho de Administração.
Recorda-se que a ADR-SU foi criada no final de 2020 para responder adequadamente ao aumento da procura do Serviço de Urgência Geral do HSA, e ocupa parte da área afeta ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação. Entrou em funcionamento a 3 de janeiro deste ano, na sequência do agravamento da afluência devido ao crescimento epidémico da Covid-19 e do aumento da incidência de outras infeções respiratórias agudas.
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