Previsão do tempo

14° C
  • Domingo 21° C
  • Segunda 23° C
  • Terça 22° C
14° C
  • Domingo 23° C
  • Segunda 24° C
  • Terça 23° C
14° C
  • Domingo 23° C
  • Segunda 24° C
  • Terça 24° C

CDU obtém resultados históricos nas Autárquicas e promete uma oposição de propostas para o desenvolvimento local

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A CDU Nazaré classificou históricas as últimas eleições autárquicas no concelho. Depois de 36 anos, a CDU voltou a ter lugar no executivo municipal, aumentando para o dobro a percentagem de votos para a Câmara Municipal, relativamente às eleições de 2017.

De forma inédita, a CDU venceu a junta de freguesia de Valado dos Frades (JFVF) com uma margem muito alargada para a segunda força mais votada e com mais do dobro dos votos em relação à candidatura do PS, que governou aquela autarquia nos últimos 8 anos.

Para a Assembleia Municipal (AMN) também houve registo de uma subida significativa, com a CDU a conseguir mais um deputado eleito diretamente. Fica agora a CDU a contar com 4 elementos no seu grupo político na AMN, visto que o presidente da JFVF é membro deste órgão por inerência.

Na assembleia de freguesia da Nazaré, a CDU continua a contar com um deputado, onde também se assistiu a uma subida significativa da votação, facto que levou quase à eleição de um segundo deputado neste órgão.

A subida de votação para a assembleia de freguesia de Famalicão ainda não foi suficiente para eleger um deputado, que o partido acredita ser possível já nas próximas eleições de 2025.

Para a Coligação, estes resultados “reforçam as responsabilidades e a necessidade de responder de forma afirmativa às expectativas e esperanças que as populações depositaram na força partidária”.

“A CDU afirma-se destacadamente como a terceira força política no poder local democrático, não só no país como no concelho da Nazaré, rebatendo e desmontando todas as mistificações criadas e desejos escondidos de implosão eleitoral da CDU que, registe-se, no concelho da Nazaré foi a força política que mais cresceu em termos de votos e de mandatos”.

Nas contas aos votos depositados nas urnas do ato eleitoral, a CDU assinala “a grande queda da massa eleitoral que o PS obteve, perdendo para a CMN 29,68% dos votos (-1201 votos), e consequentemente um vereador, uma junta de freguesia (JFVF), bem como a maioria na AMN”.

“Esperamos que este PS saiba interpretar aquilo que as populações lhes quiseram mostrar, que no fundo revelam que este tipo de políticas de espetáculo permanente está a saturar os munícipes e não disfarçam as enormes dificuldades que muitos continuam a sentir no nosso concelho”.

Os níveis históricos de abstenção no concelho (55,45%) são também destacados pela CDU na análise às Autárquicas 2021. Para a coligação, o afastamento dos eleitores das urnas “demonstra que quem tem governado o município não tem conseguido motivar as populações para a participação cívica e para o envolvimento nas decisões nos vários domínios da nossa voda coletiva. Basta dizer que só em relação ao nosso concelho vizinho, a diferença na abstenção são mais 12 pontos percentuais – o que é, de facto, muito preocupante”.

Sobre os próximos 4 anos, a CDU assegura que “tudo fará para servir as populações durante os próximos 4 anos, denunciando aquilo que houver para denunciar e, fundamentalmente, propondo políticas alternativas que possam ir ao encontro das necessidades dos trabalhadores e do povo deste território”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Graciano Dias reeleito presidente da Comissão Política Distrital do CDS-PP

No passado dia 25 de janeiro, Graciano Dias voltou a merecer a confiança dos militantes e foi reeleito Presidente da Comissão Política Distrital do CDS-PP. Em ano de eleições autárquicas, o empresário nazareno assegura que o partido já definiu a sua estratégia para...

graciano

Manuel Sequeira não se irá recandidatar à presidência

Em comunicado enviado aos jornalistas, o atual presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Manuel Sequeira, garantiu que não se irá recandidatar no próximo ato eleitoral, agendado para este ano. No dia 29 de janeiro fez um ano desde que o autarca assumiu funções como...

Sequeira n

Carlos Guerra desiste da candidatura à Câmara de Alcobaça

Carlos Guerra já não está disponível para se candidatar pelo PS à Câmara de Alcobaça, mas eleições agendadas para setembro. O socialista apresentou, em novembro, a sua disponibilidade para se recandidatar à autarquia, onde por proposta do secretariado e da comissão...

carlos Guerra2
Q