Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
Presidente da Câmara, diferentes entidades e presidente da Airo marcaram presença

ACISN comemorou 27 anos

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado dia 18 de setembro, a ACISN assinalou os seus vinte e sete anos perante alguns convidados, abrindo as portas às entidades, associados e amigos.

O presidente da Assembleia, António Salvador, abriu os trabalhos agradecendo a todos os que marcaram presença e recordou que apesar de muito jovem, a Associação é muito dinâmica. Sublinhou que, neste momento, existem 430 associados e é tempo de chamar a si novos membros, prestando, ainda, homenagem aos fundadores: Aníbal Freire, Carlos Santos, João Leonardo e Américo Bem (Assembleia Geral); João Ferreira, Ernesto Pedro e Serafim da Silva (Conselho Fiscal); João Murraças, António Hilário, Rui Martins, Paulo Eusébio e Henrique Guincho (Comissão Administrativa). Mais referiu que que “a união faz a força” e “é preciso um tecido económico vivo e coeso para levar mais longe a Nazaré, pelo que é importante o diálogo entre a Autarquia, a ACISN, e outras forças vivas para abrir a Nazaré a mais oportunidades de negócio.

O atual presidente da Direção, Ricardo Gomes, agradeceu a presença e sublinhou que é muito importante defender os direitos e promover as me-lhores soluções e caminhos para o crescimento, destacando a importância de parcerias com entidades como a Caixa de Crédito Agrícola, a Câmara Municipal da Nazaré, a Junta de Freguesia e o Agrupamento de Escolas para desenvolver ideias e projetos. No seu discurso, agradeceu, ainda a colaboração e empenho de outro membro da Direção, Bruno Pereira, cujas iniciativas têm promovido maior abertura da Associação.

Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, agradeceu o convite e afirmou que a Câmara tem muito a ganhar em estar ao lado da ACISN, pois é importante promover soluções para potenciar mais negócios para o concelho. Ressalvou, por exemplo, o facto de o comboio da ACISN poder fazer o seu circuito durante outras épocas do ano, por exemplo, na altura das ondas grandes, frisando que “sem sofismas, há um caminho lado a lado para fazer, frisando a necessidade de continuar a fazer mais e de forma dinâmica”.

Pedro Gaspar, representante da C.C.A. (Caixa de Crédito Agrícola) deu os parabéns à nova Direção pelo reforço da parceria com a entidade que representa. Segundo as suas palavras, “a fusão de marcas da entidade centenária com a ousadia da Direção da ACISN sai reforçada, pois ambas pretendem promover “os melhores empreendedores das escolas”, referindo-se a uma das bandeiras da Associação: apoiar o empreendedorismo.

Seguidamente, o atual presidente da Direção e o primeiro presidente da Comissão Administrativa descerraram uma placa onde constam os nomes daqueles que, um dia, “tiveram a co-ragem de acreditar”, como salientou João Murraças, recordando que há vinte e sete anos atrás, a maior dificuldade foi “fazer acreditar”, pois mesmo que muitos apoiassem, “a maior parte dos comerciantes achava que não ia durar um ano”.

A ACISN conta, desde o início, com a dedicação e o trabalho de alguns funcionários que irão sendo distinguidos sempre que se assinalarem os aniversários da Associação. Neste aniversário, comemorado em setembro, devido à Pandemia, receberam uma prova de agradecimento Ana Água e Joaquim Ribeiro.

Rui Martins fez questão de lembrar os presentes que, antes de existir a ACISN, tinha existido o Grémio e com o seu fim, os comerciantes da Nazaré ti-nham ido para a ACSIA (Alcobaça), “no entanto, tinham sentido a necessidade de se organizarem dentro do concelho a que pertenciam. Criar uma associação de raiz foi difícil, mas muito interessante; poderia ter morrido, mas está aqui. Tem tido altos e baixos, mas tem sido salutar”. Destacou, ainda, que “é importante dar este abraço à ACISN e potencializar o futuro”.

O presidente da AIRO (Associação Empresarial da Região Oeste) marcou presença na comemoração, agradeceu o convite e reforçou o facto de haver necessidade de criar laços entre as associações.

António Salvador, na qualidade de presidente da Assembleia Geral, convidou os presentes a cantar os parabéns à ACISN, ao que se seguiu um “beberete”, como sinal de regresso gradual à normalidade, posta em causa pela situação de pandemia, que tem marcado a agenda de comerciantes, associações e sociedade, em geral.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter