Presidente da Câmara, diferentes entidades e presidente da Airo marcaram presença

ACISN comemorou 27 anos

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado dia 18 de setembro, a ACISN assinalou os seus vinte e sete anos perante alguns convidados, abrindo as portas às entidades, associados e amigos.

O presidente da Assembleia, António Salvador, abriu os trabalhos agradecendo a todos os que marcaram presença e recordou que apesar de muito jovem, a Associação é muito dinâmica. Sublinhou que, neste momento, existem 430 associados e é tempo de chamar a si novos membros, prestando, ainda, homenagem aos fundadores: Aníbal Freire, Carlos Santos, João Leonardo e Américo Bem (Assembleia Geral); João Ferreira, Ernesto Pedro e Serafim da Silva (Conselho Fiscal); João Murraças, António Hilário, Rui Martins, Paulo Eusébio e Henrique Guincho (Comissão Administrativa). Mais referiu que que “a união faz a força” e “é preciso um tecido económico vivo e coeso para levar mais longe a Nazaré, pelo que é importante o diálogo entre a Autarquia, a ACISN, e outras forças vivas para abrir a Nazaré a mais oportunidades de negócio.

O atual presidente da Direção, Ricardo Gomes, agradeceu a presença e sublinhou que é muito importante defender os direitos e promover as me-lhores soluções e caminhos para o crescimento, destacando a importância de parcerias com entidades como a Caixa de Crédito Agrícola, a Câmara Municipal da Nazaré, a Junta de Freguesia e o Agrupamento de Escolas para desenvolver ideias e projetos. No seu discurso, agradeceu, ainda a colaboração e empenho de outro membro da Direção, Bruno Pereira, cujas iniciativas têm promovido maior abertura da Associação.

Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, agradeceu o convite e afirmou que a Câmara tem muito a ganhar em estar ao lado da ACISN, pois é importante promover soluções para potenciar mais negócios para o concelho. Ressalvou, por exemplo, o facto de o comboio da ACISN poder fazer o seu circuito durante outras épocas do ano, por exemplo, na altura das ondas grandes, frisando que “sem sofismas, há um caminho lado a lado para fazer, frisando a necessidade de continuar a fazer mais e de forma dinâmica”.

Pedro Gaspar, representante da C.C.A. (Caixa de Crédito Agrícola) deu os parabéns à nova Direção pelo reforço da parceria com a entidade que representa. Segundo as suas palavras, “a fusão de marcas da entidade centenária com a ousadia da Direção da ACISN sai reforçada, pois ambas pretendem promover “os melhores empreendedores das escolas”, referindo-se a uma das bandeiras da Associação: apoiar o empreendedorismo.

Seguidamente, o atual presidente da Direção e o primeiro presidente da Comissão Administrativa descerraram uma placa onde constam os nomes daqueles que, um dia, “tiveram a co-ragem de acreditar”, como salientou João Murraças, recordando que há vinte e sete anos atrás, a maior dificuldade foi “fazer acreditar”, pois mesmo que muitos apoiassem, “a maior parte dos comerciantes achava que não ia durar um ano”.

A ACISN conta, desde o início, com a dedicação e o trabalho de alguns funcionários que irão sendo distinguidos sempre que se assinalarem os aniversários da Associação. Neste aniversário, comemorado em setembro, devido à Pandemia, receberam uma prova de agradecimento Ana Água e Joaquim Ribeiro.

Rui Martins fez questão de lembrar os presentes que, antes de existir a ACISN, tinha existido o Grémio e com o seu fim, os comerciantes da Nazaré ti-nham ido para a ACSIA (Alcobaça), “no entanto, tinham sentido a necessidade de se organizarem dentro do concelho a que pertenciam. Criar uma associação de raiz foi difícil, mas muito interessante; poderia ter morrido, mas está aqui. Tem tido altos e baixos, mas tem sido salutar”. Destacou, ainda, que “é importante dar este abraço à ACISN e potencializar o futuro”.

O presidente da AIRO (Associação Empresarial da Região Oeste) marcou presença na comemoração, agradeceu o convite e reforçou o facto de haver necessidade de criar laços entre as associações.

António Salvador, na qualidade de presidente da Assembleia Geral, convidou os presentes a cantar os parabéns à ACISN, ao que se seguiu um “beberete”, como sinal de regresso gradual à normalidade, posta em causa pela situação de pandemia, que tem marcado a agenda de comerciantes, associações e sociedade, em geral.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda