Casos de exploração de imigrantes na Nazaré e Alcobaça investigados pelo SEF

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a investigar dezoito casos associados ao auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico de pessoas em explorações agrícolas da região Oeste, desde 2017.

Foram instaurados, no total,18 inquéritos, estando a estão a decorrer quatro, cinco foram remetidos ao Ministério Público (MP) com proposta de acusação, quatro foram arquivados, um deu lugar a julgamento com condenação dos arguidos e quatro foram considerados inconclusivos, podendo vir a ser arquivados.

De acordo com a mesma informação citada pela agência Lusa, cinco dos inquéritos são em Torres Vedras, o concelho da região Oeste com maior número de casos, seguindo-se os concelhos de Alenquer (3), Lourinhã (2), Nazaré (2), Rio Maior (2), Alcobaça (1), Bombarral (1), Cadaval (1) e Caldas da Rainha (1).

Estes trabalhadores estrangeiros são angariados por empresas de cedência de trabalho temporário, fundadas e geridas por outros cidadãos estrangeiros, que os recrutam com a promessa de alojamento, alimentação, transporte, um bom salário e direito a horário de trabalho, subsídio de alimentação, folgas e férias no contrato de trabalho.

Na realidade, muitos destes imigrantes acabam por ser alojados em casas arrendadas pelos empregadores, nas proximidades das explorações agrícolas, sem as condições mínimas de higiene e salubridade, com sobrelotação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda