Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
12° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
12° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C

abril e maio serão meses de prova para o comércio de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Alguns espaços comerciais da cidade de Alcobaça vão ser alvo de renovação, com o fim de atividade de alguns empresários de mais idade e a entrada dos mais novos para esta área de negócio.

A estimativa da ACSIA – associação comercial, serviços e indústria de Alcobaça aponta para a “renovação” em espaços encerrados durante os períodos de confinamento, e para abril, como o mês de uma “nova seleção” de quem fica e sai da atividade.

De acordo com Inácia Caeiro alguns dos comerciantes de mais idade, há muitas décadas na atividade, “equacionam a sua continuidade2 e a abertura de portas, devido às dificuldades e falta de apoios, o que poderá significar mais “encerramentos durante este mês”.

“Sabemos que há procura por espaços e novos empresários a querer ocupar esses espaços”.

A ACSIA refere ainda que “todo o comércio precisa de regressar para fazer caixa e pagar compromissos com o Estado e funcionários”, mas admite que a incerteza sobre o futuro e a evolução da pandemia na economia pode levar muitos a desistir da atividade, tais como restaurantes.

“É difícil para um empresário, em consciência, abrir”.

Para um dos restaurantes do Guia Michelin, o António Padeiro, este será um período de correspondência às necessidades da economia e da saúde pública.

“Compreendo que os restaurantes não possam estar abertos sem restrições ao fim de semana porque logo a seguir ao primeiro desconfinamento houve uma grande afluência de clientes, e é muito difícil colocar regras a uma pessoa que vai para desfrutar de uma refeição. Quem sai, sente-se em segurança e é difícil, da nossa parte, fazer cumprir as regras, nomeadamente fazê-las estar quietas no lugar ou usar a máscara enquanto não estão a comer”, diz Ana Branco.

Para a empresária é preferir abrir com cautela e evitar cenários para um novo confinamento.

“É aguentar, esperar pelas condições mais favoráveis e abrimos com mais condições de segurança”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo

Abertos concursos públicos para requalificação do Mosteiro de Alcobaça

Em sede de reunião de câmara realizada, no passado 27 de janeiro, nos Paços do Concelho, foi aprovada por unanimidade a abertura de três concursos públicos destinados à requalificação do Mosteiro de Alcobaça. Ao todo, estas empreitadas representam um investimento...

alcobaca